Serasa: brasileiro sofre tentativa de golpe a cada sete segundos

Levantamento aponta 3,8 milhões de investidas de criminosos entre novembro de 2020 e 2021

cartões | Reprodução: iG Minas Gerais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entre novembro de 2020 e 2021, foram registradas mais de 3,8 milhões tentativas de fraude no Brasil. Isso significa que a população brasileira sofre com um ataque a cada 7 segundos. A informação é do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian.

Jaison Reis, diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian,  conta que o mês da Black Friday registrou 372.803 mil movimentações suspeitas — alta de 19,6% em relação a novembro de 2020, quando haviam sido registradas 311.784 mil tentativas de fraude.

Reis aconselha o consumidor que, ao fazer compras,  fique atento com seus cartões e ao inserir senhas.

"Devido às datas comemorativas de fim do ano, os brasileiros tendem a consumir mais e é neste momento que os ataques costumam ocorrer. É preciso atenção para não cair em armadilhas virtuais", afirma.

"Não deixe senhas salvas e verifique as maquininhas nas compras presenciais. Todo cuidado é importante. Na outra ponta, as empresas precisam estar preparadas para dar suporte aos seus usuários com plataformas mais eficientes e seguras", orienta.

Especialista alerta os cuidados que devem ser tomados para evitar golpes. (Foto: Reprodução: iG Minas Gerais)

A faixa etária que mais sofre com golpes é a compreendida entre 36 e 50 anos. As pessoas dessa idade sofreram, de acordo com o estudo, 1,3 milhão de tentativas de fraude.

Logo em seguida, aparecem as faixas de 26 e 35 anos, com 1 milhão; seguido por 51 e 60 anos, com 538 mil. Entre a população de até 25 anos foram 438 mil ataques.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES