Sete a cada dez crianças têm o próprio celular antes dos 10 anos

Pesquisa realizada no Brasil mostra ainda que 56% dos jovens de até 18 anos possuem perfis em redes sociais, mas parte dos pais ignoram o conteúdo que eles publicam

| reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quase metade das crianças brasileiras usam um dispositivo conectado pela primeira vez antes dos seis anos. E mais de 70% delas ganham seu primeiro smartphone ou tablet antes de completar 10 anos. Estes são alguns dos resultados revelados pelo estudo Crianças Digitais, realizado pela empresa de cibersegurança Kaspersky em parceria com a consultoria de pesquisa CORPA, e que entrevistou pais e mães, das classes A, B e C, com filhos de até 18 anos em seis países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru).

Ainda de acordo com a pesquisa, metade dos pais entrevistados na América Latina afirmou que os filhos possuem ao menos um perfil em mídias sociais; ao mesmo tempo, 15% deles admitiram ignorar completamente as informações que as crianças compartilham na internet. O Brasil lidera este quesito, com 56% das crianças tendo alguma conta em redes como WhatsApp, Instagram, YouTube e Facebook. Em seguida aparecem os chilenos (55%), argentinos (53%) e mexicanos (48%). Completam a lista os colombianos (45%) e os peruanos (44%). Dos 50% dos jovens que mantém contas em redes sociais, 40% as criaram e acessaram diretamente sem a supervisão de seus pais. Os outros 10% tiveram seus perfis criados pelos pais, que também os gerenciam.

De acordo com os pais entrevistados no Brasil, o que as crianças mais compartilham publicamente são: hobbies ou atividades favoritas (67%), dados pessoais de amigos e parentes (10%) e fotos da casa (16%).

A pesquisa também mostrou que 25% dos pais na região raramente acompanham as redes sociais de seus filhos, e os que menos fazem são os mexicanos (20%). Em contrapartida, os mais preocupados são argentinos, brasileiros e chilenos, com 28%. Colombianos (24%) e peruanos (21%) completam a lista.

Soma-se a esta questão o fato de que, em média, 35% dos adultos não sabem a senha do perfil de seus filhos, e os brasileiros são os que menos têm essa informação, com 26%. Os que demonstram mais interesse pelas credenciais de seus filhos são os mexicanos, com 44%. Argentinos, chilenos, colombianos e peruanos aparecem com, respectivamente, 38%, 37%, 33% e 31%.

Outro aspecto que a pesquisa revelou é que 49% das crianças brasileiras usam um dispositivo inteligente pela primeira vez antes dos 6 anos de idade e, ainda, que 73% delas ganham seu primeiro smartphone ou tablet antes de completar 10 anos. Segundo os pais participantes, seus filhos usam os dispositivos principalmente para se divertir (69% - o maior índice em toda América Latina). Em seguida, estão a educação (33%) e se comunicar com outras pessoas (9%).

Sobre o tempo de uso, a pesquisa mostra que 15% dos menores na região passam mais de quatro horas conectados à internet, sendo os argentinos (24%) lideres neste quesito. Em seguida aparecem os chilenos (21%) e brasileiros (18%). Mais atrás estão colombianos (12%), peruanos (7%) e mexicanos (7%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES