Seu bebê nasceu com olho caído?

Pálpebra caída pode ocasionar a falta da visão completa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ptose Congênita Infantil, mais conhecida como pálpebra caída, consiste na dificuldade em levantar a pálpebra superior adequadamente desde o nascimento, podendo obstruir parcialmente ou totalmente a pupila, ocasionando a falta da visão completa. “A Ptose acontece quando os músculos que elevam a pálpebra não são fortes o suficiente para fazer o comando corretamente”, explica André Borba, oftalmologista especialista em oculoplástica, doutor em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP).

A alteração palpebral, pode ser percebida pelos pais apenas por meio do aspecto da pálpebra e por posição compensatória da cabeça. “É importante perceber se a criança inclina a cabeça para trás, para conseguir ver debaixo da queda da pálpebra, se o bebê tenta levantar as pálpebras movendo de forma evidente as sobrancelhas, ou seja, manobras de cabeça e faciais são sinais que a criança está tentando usar os dois olhos para enxergar perfeitamente”, alerta Borba.

O Cirurgião Oculoplástico alerta que, se a queda da pálpebra na infância for grave e não tratada, pode causar outras condições como a baixa visão por falta de uso, conhecida como Ambliopia. “Por isso é de extrema importância que esse distúrbio seja tratado logo cedo, antes de interferir no desenvolvimento da visão e levar a problemas emocionais e sociais”.

Segundo Borba, atualmente existem várias técnicas que permitem corrigir a Ptose em crianças. “Duas técnicas têm se mostrado muito eficientes, adequadas e seguras para a correção congênita como a Ressecção do músculo levantador, que tem o objetivo de encurtar o músculo permitindo sua ação mais direta na margem palpebral e a cirurgia de Ptose com elevação ao músculo frontal, ou do próprio músculo frontal”, explica o especialista.

A idade ideal para se corrigir a Ptose é a partir dos dois anos e meio a três anos, pois desta forma é possível definir a técnica exata a ser utilizada na cirurgia. “A correção pode ser feita até os sete anos de vida da criança, porém o ideal é que ela seja realizada até os três, pois desta forma a criança pode recuperar a visão plenamente, estimulando os olhos e corrigindo a visão”, finaliza André Borba.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES