Shih Tzu é a 2º raça mais preferida por brasileiros, aponta pesquisa

Levantamento apresenta ranking de nomes e raças de animais de estimação mais populares no país

Em relação ao temperamento, no geral é uma raça tranquila | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Originário da China, a raça Shih Tzu logo ganhou o mundo com seu porte pequeno e meiguice. A popularidade do cachorro chegou até o Brasil e há 5 anos, a raça continua em 2º lugar no ranking dos 10 cães preferidos pelos tutores brasileiros, como mostra o PetCenso. A pesquisa anual da DogHero , maior empresa de serviços para pets da América Latina, revela que são mais de 129 mil cães da raça Shih Tzu pelo país cadastrados na plataforma, e os cãezinhos machos são a maioria (53%).

Até mesmo quem não é especialista em cães consegue reconhecer um Shih Tzu por conta de suas características. Apesar de não existir um padrão definido de cores - já que a raça pode apresentar tons de preto, cinza, marrom, vermelho, prata e branco -, os filhotes geralmente nascem com a pelagem escura, que vai clareando à medida que eles crescem. Se comparado com outras raças, tais cachorros não costumam ter grandes problemas de saúde além da tendência à síndrome braquicefálica, por conta do focinho achatado, o que dificulta a respiração. Além disso, os pais e mães de um Shih Tzu precisam se atentar com os pelos: "É necessário que o tutor faça uma escovação diária, dê banhos semanais no cachorro e evite que o topete entre nos olhos do pet e cause irritações", alerta a veterinária, Thaís Matos.

Shuttertock

Em relação ao temperamento, no geral é uma raça tranquila, mas alerta e que late para avisar quando nota algo diferente. Sendo assim, alguns pais e mães podem optar por adestrá-lo, comenta a especialista. Entre os principais atrativos do Shih Tzu, a alegria dessa raça é contagiante e uma ótima companhia para todos os familiares. Essa raça não gosta de ficar sozinho por muito tempo e precisa de atenção. Por ser muito sociável, o Shih Tzu se dá bem com todos, o que inclui outros animais, pessoas diferentes e até mesmo crianças. Quando bem cuidados, esses pequenos companheiros podem viver de 13 até os 15 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES