Síndrome da Caverna: saiba porque pessoas estão com medo de voltar à rotina

Após meses, ou anos, de isolamento, o retorno às atividades pré-pandemia tem lavado algumas pessoas ao pânico.

medo | Anthony Tran/Unsplash
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Anos se passaram desde que imaginamos que a pandemia duraria pouco tempo. Foi tempo suficiente para algumas pessoas desenvolverem costumes bem sólidos. Mas não estamos falando de home office ou hábitos de limpeza. A Síndrome da Caverna é algo que atingiu muitas pessoas. Entenda do que se trata.

O medo de uma contaminação fez com que esse mal fosse desenvolvido. O medo de sair de casa, ou uma ansiedade ao saber que precisa sair marcam o problema. Após meses, ou anos, de isolamento, o retorno às atividades pré-pandemia tem lavado algumas pessoas ao pânico.

- Anthony Tran-Unsplash)">Pessoas estão com medo de sair de casa. (Foto> - Anthony Tran-Unsplash)

O nome Síndrome da Cabana também é usado, e a origem desse termo ajuda a explicar tudo. Já no ano de 1900 casos que exemplificam o transtorno foram relatados. O primeiro nome usado foi Síndrome da Cabana, citada na literatura naquela época.

O termo fala sobre pessoas que acabam tendo dificuldade de socialização após períodos de isolamento. Os primeiros a serem usados como exemplos foram caçadores. Eles ficavam isolados em cabanas no norte dos EUA por longos períodos. Isso acaba tornando a socialização assustadora ou incômoda, quando exigida.

Medo de sair e ser contaminado assuasta aas pessolas. (Foto: Alex Ivashenko-Unsplash)No caso da pandemia, quem ficou isolado precisa voltar às atividades uma hora ou outra. Voltar às aulas, ao trabalho, à academia ou apena comprar pão na padaria. O que era simples, cotidiano, passa a ser um desafio para quem sofre com a Síndrome da Caverna.

Não chega a ser considerada, de fato, uma doença. Mas os resultados podem ser bem desagradáveis. Ansiedade, depressão e pânicos podem surgir com a necessidade de sair de casa, por exemplo. Caso esteja sentindo algo parecido, procurar especialistas se faz necessário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES