Sol artificial atinge 100 milhões de graus Celsius e supera original

Isso é muito mais quente que o núcleo do Sol, que atinge “apenas” 15.000.000°C.

Sol | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um reator de fusão nuclear da Coreia do Sul bateu um recorde impressionante: manteve temperaturas acima de 100 milhões de graus Celsius por 20 segundos. Isso é muito mais quente que o núcleo do Sol, que atinge "apenas" 15.000.000°C.

Conhecido como "Sol artificial coreano", o Korea Superconducting Tokamak Advanced Research (KSTAR) atingiu 100 milhões de graus Celsius pela primeira vez em 2018, mas só durou 1,5 segundo. Em 2019, chegou a 8 segundos. O novo recorde mais que dobrou esse tempo.

Foto: Natural Research

"Longas operações de plasma a altíssimas temperaturas são a chave para produzirmos energia por fusão nuclear. Este sucesso do KSTAR é um momento decisivo na corrida por tecnologias seguras para desenvolvimento de um reator de fusão nuclear comercial no futuro", comemorou Si-Woo Yoon, diretor do Centro de Pesquisas KSTAR.

O que rolou?

O experimento em questão aconteceu no dia 24 de novembro, envolvendo cientistas da Universidade Nacional de Seul (SNU), na Coreia do Sul, e da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos.

Recriar, aqui na Terra, as reações de fusão que ocorrem dentro do Sol não é tarefa fácil. Isótopos de hidrogênio devem ser colocados em um grande reator, como o KSTAR. Dentro de uma câmara de vácuo, são aquecidos a pelo menos 100 milhões de graus Celsius, para arrancar os elétrons das moléculas e criar um estado de plasma - o quarto estado da matéria, uma espécie de gás ionizado.

Um campo magnético fortíssimo é usado para confinar o plasma, para que ele não derreta o reator. O maior desafio é manter os íons estáveis nas altíssimas temperaturas, para que a fusão continue acontecendo. Poucos dispositivos já conseguiram controlar brevemente esse processo, mas nenhum havia quebrado a barreira dos 10 segundos até agora.

Uma das responsáveis pelo novo recorde sul-coreano foi a Barreira de Transporte Interno (ITB), desenvolvida no ano passado e atualizada recentemente, que ajudou a estender os limites de operação do reator e sustentar o estado de plasma por mais tempo.

Por que é importante?

Nas últimas décadas, diversas pesquisas se debruçaram sobre o desenvolvimento de novas fontes de energia sustentável. Criar energia limpa, a partir da fusão nuclear, é o sonho de muitos cientistas. Mas eles sabem que essas reações são muito difíceis de serem controladas, já que apenas ocorrem sob pressão e temperatura extremas.

Os recordes quebrados a cada ano, mesmo que em escala de segundos, mostram que a ciência e tecnologia da área estão evoluindo a passos largos. Agora, o ambicioso objetivo do KSTAR é alcançar 300 segundos (5 minutos) operando continuamente a mais de 100.000.000°C até o ano de 2025. A China também inaugurou, recentemente, seu próprio Sol artificial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES