Sonda de uma tonelada pode cair na terra ainda este ano

Informação foi confirmada por departamento da NASA

Sonda | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O lixo espacial é um problema sério que hoje bate as portas da humanidade. Especula-se que existem 29 mil objetos circulando pelo espaço, entre restos de foguetes, satélites e resíduos de colisões com asteróides e outros corpos. A média de tamanho dos pedaços de metal é o mesmo de uma bola de futebol.

No entanto, uma sonda soviética, a “cosmos”, lançada em 1972 têm preocupado a humanidade. A sonda pesava mais de uma tonelada e havia sido destinada ao planeta Vênus. O problema é que o resíduo gigantesco pode chegar à atmosfera da terra até o fim do ano.

Segundo o Escritório do Programa de Detritos Orbitais da NASA, cerca de 400 objetos por ano caem no nosso planeta, o que equivale a cerca de 100 toneladas. E segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), acima de nossas cabeças existem cerca de 29 mil objetos maiores de 10 centímetros e 750 mil pedaços maiores de um centímetro e quase 166 milhões de pequenos fragmentos.

Exemplo de sonda. Crédito: divulgação.

No lançamento de um satélite que entra em órbita, algumas peças do lançador são deixadas para trás. Normalmente, os foguetes são lançados na atmosfera prevendo cair no oceano. Isso quer dizer que, pelo menos dois grande pedaços de lançadores permanecem orbitando a Terra em cada lançamento.

E apenas 10% dos satélites e 25% dos foguetes teriam que manobrar para se desintegrar na atmosfera, o restante segue girando pelo espaço.

"Todos eles são atraídos pela gravidade da Terra e, eventualmente, eles queimam quando voltam a entrar. Dependendo de sua órbita, eles podem levar meses ou anos para cair. E enquanto os satélites de telecomunicações são levados a uma órbita do cemitério, itens muito grandes como o SkyLab ou uma Estação Espacial são um problema porque suas partes podem sobreviver à reentrada . É por isso que eles são guiados para que, se alguma peça sobreviver, ela caia no Oceano Pacífico Sul, a parte mais despovoada do planeta ", explica Nicolas Chamussy, chefe da Airbus Space Systems.

A maior parte dos lixos espaciais orbita a Terra a 2.000 quilômetros da superfície da Terra. E nos 800 quilômetros de proximidade está a maior concentração e a órbita mais alta que é a de 35 mil quilômetros. A maior parte desses detritos são os resíduos de explosões de satélites e foguetes ou  colisões com outros objetos.

"Qualquer colisão pode produzir centenas de novos riscos potenciais. Esta é a razão pela qual temos radares no chão que fazem um catálogo de tudo o que está em órbita da Terra. Até a Estação Espacial Internacional (ISS) foi recomendada várias vezes para desviar seu curso (como medida de precaução) devido a uma possível colisão com os detritos. Claro, estamos falando de um risco potencial quando uma peça está passando a 100 km de distância ", disse um dos integrantes da Airbus Defence and Space.

Crédito: divulgação.

Cerca de 95% dos objetos que estão em órbita são satélites mortos ou peças inativas, e por isso, várias agências espaciais estão desenvolvendo tecnologias para capturar e eliminar esses resíduos. Mas todos estão ainda em fases de testes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES