Suar muito pode ser doença e você precisa investigar

Suar muito pode ser sinal de que tem algo errado com a sua saúde.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como um país tropical, o Brasil tem zonas quentes muito fortes. O calor pelo país, as vezes, chega a ser insuportável. Naturalmente, as pessoas soam muito por aqui.

Mas e se eu te disser, que suar demais pode ser uma doença? Você acredita em mim? Então saiba que suar muito pode ser sinal de hiperidrose.

Causa

A causa pode ter duas variações. O suor em excesso pode tanto ser uma consequência de alguma outra doença que está afetando o seu corpo, quanto um problema genético. É necessário ter em mente que em qualquer quadro, só o dermatologista (ou clinico geral) poderá fazer o diagnóstico e aplicar algum tipo de tratamento. Veja as possíveis causas:

Acromegalia

Condições associadas à ansiedade

Câncer

Síndrome carcinoide

Determinados medicamentos e substâncias de abuso

Distúrbios de controle de glicose

Doença cardíaca

Hipertireoidismo

Doença pulmonar

Menopausa

Doença de Parkinson

Feocromocitoma

Lesão na medula espinhal

Derrame

Tuberculose ou outras infecções

Mas é preciso ficar atento, suar é uma coisa normal. O problema é quando o suor é em excesso e quase a todo momento. Algumas pessoas chegam a suar mesmo estando em um ambiente com ar condicionado.

Tipos e Tratamento

Existem dois tipos de hiperidrose. A hiperidrose primária afeta de 2% a 3% da população. Ainda assim, menos de 40% dos pacientes com essa condição busca auxílio médico. Na maioria dos casos de hiperidrose primária, nenhuma causa é encontrada, o que leva os médicos a acreditarem que trata-se de um problema hereditário.

Já a hiperidrose secundária é a mais comum, e é causada pelos sintomas descritos no tópico anterior. O tratamento para suor excessivo pode ser clínico ou cirúrgico. Nos casos mais leves, são indicados medicamentos orais e de uso tópico.

Em casos mais graves, porém, podem exigir intervenção cirúrgica. Nelas, ocorre a retirada das glândulas sudoríparas das axilas, ou de gânglios da cadeia simpática (simpatectomia).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES