Suicídio assistido: o que é o procedimento legalizado na Suíça?

Cada vez mais países têm marcos legais que permitem a morte assistida, embora continuem sendo uma minoria em todo o mundo.

Suicídio assistido: o que é o procedimento legalizado na Suíça? | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diretor de cinema Jean-Luc Godard morreu no último dia 13 de setembro por suicídio assistido. O francês optou por esse mecanismo para causar sua morte, que é legalizada na Suíça, onde morava. No entanto, a causa da morte não foi divulgada. Esse procedimento, se diferencia da eutanásia e é permitido no mundo. 

SUICÍDIO ASSISTIDO

O suicídio assistido é o método usado para morrer tomando uma droga letal. Depois de ingeri-la, a pessoa entra em um estado de inconsciência muito profundo e, pouco a pouco, seus órgãos se desligam até parar de respirar. Aliás, é um processo que requer supervisão médica.

No entanto, as pessoas que querem pôr fim à vida enfrentam muitos obstáculos antes de poderem beneficiar desta ajuda. Na maioria dos países onde o suicídio assistido é permitido, é restrito a adultos com uma doença incurável. Apenas a Holanda e a Bélgica prevêem o “direito de morrer” também para menores de 18 anos.

Portanto, em muitos países, a capacidade de discernimento é uma pré-condição para o suicídio assistido. O Canadá será um dos poucos países que – a partir de 2023 – também permitirá o suicídio assistido para pessoas com doença mental.

Suicídio assistido: o que é o procedimento legalizado na Suíça? (Foto: Reprodução)PAÍSES LEGALIZADOS

Nos últimos dois anos, Espanha e Nova Zelândia legalizaram a eutanásia e a morte assistida, o que aumenta o número de países que permitem ambos os procedimentos para um total de sete em todo o mundo, além de Canadá, Colômbia, Holanda, Bélgica e Luxemburgo.

Nos Estados Unidos, os primeiros estados a legalizar o suicídio assistido foram Oregon em 1994, Washington em 2008, Montana em 2009 (através de uma decisão da Suprema Corte estadual) e Vermont em 2013.

O número de estados que adotaram a prática aumentou recentemente tornando-se legal na Califórnia e Colorado em 2016, no Havaí, Nova Jersey e Maine em 2019 e no Novo México em 2021.

Suicídio assistido: o que é o procedimento legalizado na Suíça? (Foto: Reprodução)FAMOSOS QUE OPTARAM PELO PROCEDIMENTO

Além de Godard, outro famoso por optar pelo processo foi o escritor espanhol Ramón Sampedro, que inspirou o filme “Mar adentro” (2004). A cantora francesa Françoise Hardy, 77 anos, disse no ano passado, em uma entrevista para a revista Femme Actuelle, que estaria perto de morrer e que aprova o suicídio assistido. O ator francês Alain Delon

Em março deste ano, um dos filhos do astro, Anthony Delon, disse que havia prometido ao pai que o ajudaria a passar por um procedimento de suicídio assistido Nathalie Delon, que enfrentava um câncer de pâncreas, pelo direito de tirar a própria vida, o ator, que também vive na Suíça, teria se decidido se adiantar ao sofrimento. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES