Suor excessivo? Pode ser hiperidrose!

A dermatologista Dra. Daniela Pimentel explica como a substância pode reduzir os sintomas da doença

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sudorese é uma condição normal do ser humano e ajuda a manter a temperatura corporal. É normal suar quando se está calor, durante a prática de atividades físicas ou em certas situações específicas. Porém, se a transpiração é excessiva e ocorre mesmo sem a presença de qualquer um desses motivos, pode indicar um quadro de hiperidrose.

Em geral, a condição é percebida pelos pacientes quando o incômodo e as limitações começam a aparecer, causando profundo desconforto. Em muitos casos, chega a prejudicar a vida do indivíduo que, para evitar constrangimentos, acaba adotando uma postura mais caseira. O portador de hiperidrose pode até chegar a desenvolver quadros de ansiedade em situações de convívio social já que, além do suor muito evidente, a doença pode deixar roupas molhadas e amareladas ou, até mesmo, impedir atividades básicas como segurar uma caneta com firmeza ou andar de mãos dadas com alguém por conta da transpiração em demasia nas palmas das mãos.

A boa notícia é que, com o avanço das tecnologias no setor dermatológico, já existem diversos tratamentos que podem praticamente eliminar os sintomas desta condição. Um dos mais afetivos é a aplicação de toxina botulínica A no local em que há transpiração excessiva. A substância pode ser injetada nas axilas e mãos para bloquear temporariamente a sudorese. Seu efeito inibe a liberação do neurotransmissor responsável por estimular a secreção do suor.

“Realizado na região intradérmica, os efeitos do procedimento podem durar de 4 a 9 meses, apresentando uma melhora significativa dos sintomas da doença e na qualidade de vida do paciente”, explica a Dra. Daniela. “Como benefício do uso da toxina botulínica A no tratamento da hiperidrose, temos a sua alta efetividade e satisfação dos pacientes, além de ser um procedimento bastante prático: as aplicações, em geral, são realizadas em consultório, apenas com o uso de anestésico tópico”, acrescenta.

A escolha do produto é uma etapa muito importante. “Eu recomendo o uso de produtos que tenham como princípio ativo a toxina botulínica A, por exemplo, pois já apresentam resultados cerca de 48h após a aplicação no local da hiperidrose”, destaca a Dra. Daniela Pimentel. A substância age bloqueando o estímulo para a transpiração no local em que é aplicado.

É importante lembrar que a hiperidrose pode ser primária, isto é, não estar relacionada a qualquer outro tipo de doença, ou secundária, que é a condição relacionada a outras doenças (endocrinológicas, infecciosas, neoplasias, cardiovasculares, respiratórias ou neurológicas). “A hiperidrose primária, que é a mais comum, afeta principalmente a região axilar, em 51% dos casos; além das regiões plantar, palmar e craniofacial. Em geral, a condição tem início entre 14 e 25 anos de idade e acomete tanto homens como mulheres”, esclarece a Dra. Daniela Pimentel.

Finalmente, antes de qualquer procedimento, é essencial que o paciente seja avaliado por um médico especialista, que irá analisar os sintomas e identificar o melhor tipo de tratamento para cada caso ou região a ser tratada. Além disso, aplicações de toxina botulínica A também devem ser realizadas por profissionais qualificados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES