Tecnologia transforma sinal de Wi-Fi em energia elétrica

Novo método pode ajudar a carregar pequenos dispositivos eletrônicos.

| Lucas Mendes/TechTudo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores do MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, desenvolveram uma nova tecnologia que pode transformar os sinais de Wi-Fi em energia elétrica. De acordo com os especialistas, a novidade pode mudar a forma como equipamentos de IoT (Internet das Coisas) e vestíveis eletrônicos se mantêm energeticamente supridos. Outra possibilidade é que, no futuro, esses dispositivos possam até dispensar o uso de baterias.

A possibilidade de converter Wi-Fi em energia não é novidade, visto que já existem estudos nessa área, com transformadores que convertem ondas eletromagnéticas de corrente alternada em eletricidade de corrente contínua. No entanto, o método desenvolvido pelo MIT, utiliza antenas de rádio frequência flexíveis, que podem ser extremamente finas, com espessura aproximada de três átomos.

ITecnologia do MIT permite transformar sinais de Wi-Fi em energia elétrica — Foto: Reprodução/MIT/Christine Daniloff 

Os primeiros testes demonstraram que uma rede Wi-Fi convencional, com frequência de transmissão de 150 microwatts, pode fazer um semicondutor produzir energia de 40 microwatts quando exposto à conexão. Esse número não é capaz de oferecer autonomia suficiente para computadores ou smartphones, mas pode ser uma forma de alimentar dispositivos menores, como sensores de IoT ou pequenas telas. A tecnologia pode, inclusive, tornar esses dispositivos independentes de bateria.

Os pesquisadores acreditam que o recurso possa ser proveitoso para a área da medicina, ajudando no desenvolvimento de aparelhos bidimensionais flexíveis para diagnóstico de organismos. No entanto, a capacidade de aproveitamento das ondas de rádio frequência ainda é limitada e não passa de 30% dos sinais expostos. Os cientistas estão trabalhando para aumentar a eficiência na conversão dos sinais e permitir que as novas antenas gerem mais de 10 GHz de sinais sem fio em energia.

Além disso, as pesquisas indicam a possibilidade de implementar a tecnologia em sistemas mais grandiosos, que fariam uso de rodovias e paredes de prédios para potencializar a captura de energia das redes Wi-Fi. Assim, diversos dispositivos que hoje dependem de pequenas baterias poderiam ser energizados de uma forma mais inteligente.

Roteadores podem se tornar pequenos geradores de energia reutilizável — Foto: Lucas Mendes/TechTudo 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES