Tentativa de recuperação deixa quadro da Virgem Maria irreconhecível

O resultado, como se vê, não foi dos mais elogiáveis, lembrando casos como o da “Ecce Homo” e de uma arte medieval, que viraram piada no mundo todo.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Esta é mais uma para a série "restaurações estabanadas". Agora, foi um quadro representando a Virgem Maria que sofreu com a tentativa de ser recuperado e virou piada. A obra em questão é do barroco Bartolome Esteban Murillo e foi entregue a um restaurador amador, que cobrou 1 mil libras (R$ 6,5 mil) para realizar seu serviço. As informações são do UOL.

O resultado, como se vê, não foi dos mais elogiáveis, lembrando casos como o da "Ecce Homo" e de uma arte medieval, que viraram piada no mundo todo.

Segundo o The Guardian, o quadro da Virgem Maria feito pelo pintor espanhol ertence a um colecionador. Houve ao menos duas tentativas de restaurar a obra, mas nenhuma teve o resultado esperado. O acontecido causou tanta controvérsia, que especialistas na Espanha pediram para que sejam criadas leis mais restritivas para este tipo de trabalho, que lida com obras de arte importantes para a história do país.

"Não acho que esse cara, ou essa gente, possa ser chamada de 'restaurador'. São impostores. Eles destroem coisas", disse ao The Guardian Fernando Carrera, professor especialista no assunto de uma escola de arte da Galícia. María Borja, da associação espanhola que cuida das restaurações, afirmou à Europa Press que "isso é mais comum do que se pensa, mas as pessoas só veem quando chega à imprensa". Ela alertou que trabalhos descuidados podem causar danos irreversíveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES