Tire suas dúvidas sobre a caxumba em adultos

A medida de prevenção possível para a caxumba é a vacinação

Tire suas dúvidas sobre a caxumba em adultos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A caxumba é uma doença que pode aparecer em adultos. Pensando nisso, selecionamos algumas dúvidas que muita gente grande tem sobre essa doença. Confira:

1. Caxumba na vida adulta causa mais complicações?

As complicações da caxumba em crianças e adultos são as mesmas, inflamações nos testículos (orquite), ovários (ooforite) e do pâncreas (pancreatite). Ela também pode atacar a tireoide e causar encefalite e meningite. O vírus da caxumba tem preferência por tecidos de glândulas, por isso suas complicações são mais comuns nesses órgãos. Quando o vírus da caxumba ataca os ovários e testículos é a complicação mais grave, visto que ela pode causar a esterilidade.

Para evitar as complicações, o ideal é manter o repouso e seguir as recomendações médicas. No entanto, as complicações ocorrem como consequência da resposta de cada indivíduo à doença, então não há uma forma específica de preveni-las.

2. É possível prevenir a caxumba?

A melhor medida de prevenção possível para a caxumba é a vacinação e isso já foi provado em dados epidemiológicos. Nos Estados Unidos, por exemplo, de 1968 a 1985 houve uma queda de 98% na incidência dessa doença, graças a implantação da vacina.

A vacinação deve ser feita no intervalo de 30 dias entre as doses, conforme o calendário de vacinação, ou o efeito não é o mesmo e a imunidade contra o vírus fica comprometida.

3. Existem casos de caxumba assintomática?

A caxumba pode ser assintomática em entre 30 e 40% dos casos, mas isso é muito mais comum nas crianças do que nos adultos. Até porque a doença é muito mais incidente nos pequenos.

4. Os sintomas da caxumba em adultos são mais fortes?

Sim, normalmente a doença se manifesta de forma mais intensa nos adultos. Isso ocorre principalmente por o sistema imunológico está mais maduro. Os sintomas de uma doença são resultado da ação do nosso corpo sobre o vírus e a resposta imunológica de um adulto é muito mais potente do que o de uma criança.

Lembrando que os principais sintomas da caxumba são febre, fraqueza e o característico aumento das glândulas salivares de um ou dos dois lados, causando o inchaço logo abaixo da orelha, entre o maxilar e pescoço.

5. Como é o tratamento da caxumba em adultos?

Tanto no adulto quanto na criança a caxumba é tratada apenas nos seus sintomas, sem um medicamento específico para seu vírus. O mais importante é respeitar o tempo de repouso e manter uma boa alimentação e hidratação, consumindo alimentos leves, evitando gorduras e priorizando itens que dão energia ao corpo, como os carboidratos. A alimentação e o repouso são importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico, que garante que o corpo combata o vírus da caxumba de forma eficiente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES