Tomar cerveja evita pedra nos rins? Tire essa dúvida

Isso não é conversa de bar e realmente tem comprovação científica.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por ser diurética, há quem sempre defenda que tomar cerveja ajuda a evitar a formação de cálculo renal (a famosa pedra no rim). Pois saiba que isso não é conversa de bar e realmente tem comprovação científica.

Um estudo publicado no Clinical Journal of American Society of Nephrology acompanhou 194 mil pessoas durante oito anos e descobriu que aqueles que consumiram uma lata de cerveja por dia apresentaram risco 41% menor de ter pedra no rim. A redução na chance de desenvolver o problema também foi observada em quem consumiu moderadamente vinho (33%), café (26%), suco de laranja (12%) e chá (11%). Já quem tomou refrigerantes mostrou um aumento de até 33% em ter cálculos.

Apesar do benefício da cerveja, os médicos não indicam ingerir a bebida para prevenir pedras nos rins. Eles alertam que não existe uma dose de álcool segura para a saúde. O excesso da substância pode gerar câncer, AVC, depressão, perda de memória, cirrose, entre outros problemas, além de, inclusive, piorar o quadro de cálculo renal.

Saiba se cerveja tem algum benefício para pedras nos rins/ Reprodução

Por que cerveja não é indicada para evitar pedra no rim?

Os especialistas listam basicamente duas razões para não apostar na cerveja como uma "protetora dos rins". A primeira é que a bebida, assim como os demais produtos alcoólicos, inibe a produção de vasopressina, hormônio antidiurético que regula o volume de urina. Quando o nível dessa substância cai, fazemos mais xixi e, com isso, eliminamos mais água --e junto com ela sais minerais --, favorecendo a desidratação e, consequentemente, a formação de pedras nos rins.

O segundo ponto é que a "gelada" contém purina, elemento que, ao ser consumido em grandes quantidades, aumenta as taxas de ácido úrico no sangue e também colabora para o desenvolvimento do cálculo renal.

Como é formado o cálculo renal?

Mais conhecido como pedra no rim, o cálculo renal é formado pelo acúmulo de cristais de cálcio, ácido úrico, oxalato (um sal) ou cistina (um aminoácido) dentro dos rins ou nos canais urinários (ureteres, bexiga e uretra). Se há um desequilíbrio, ou seja, maior quantidade desses elementos do que de líquidos (urina) no aparelho urinário, a sua dissolução é dificultada.

Os cálculos pequenos e localizados nos rins quase sempre são assintomáticos. A temida cólica, normalmente acompanhada de enjoo e vômito, só ocorre se eles obstruírem o ureter. A presença de sangue na urina é comum, e a complicação mais frequente é a infecção urinária.

Quais as causas?

Dentre as principais causas do problema, que atinge três vezes mais os homens do que as mulheres, especialmente os com idade entre 20 e 30 anos, estão baixa ingestão de água, consumo excessivo de sódio e proteína, predisposição genética e distúrbios metabólicos.

Altas temperaturas --pois favorecem a transpiração e a desidratação -- obesidade, sedentarismo e problemas de saúde como hipertensão, hiperparatireoidismo (produção exagerada do hormônio PTH, aumentando os níveis de cálcio no sangue) e Doença de Crohn são outros fatores que contribuem.

Como prevenir?

A prevenção do problema está, sim, no copo, mas de água e não de cerveja. O mais importante é manter uma ingestão adequada de líquidos (sem álcool e/ou açúcar): a recomendação diária é de 30 ml por quilo de peso corporal. Por exemplo: uma pessoa de 70 quilos precisa beber 2,1 litros de água por dia.

Também é fundamental praticar exercícios regularmente, mudar os hábitos alimentares, evitando o excesso de bebidas alcoólicas e refrigerantes, além de maneirar no consumo de sódio --a OMS recomenda o consumo de 2 g ao dia, mas algumas pesquisas apontam que é seguro ingerir até 5 g -- e não exagerar na ingestão de proteínas. A quantidade varia conforme o nível de atividade física de cada pessoa, mas a recomendação geralmente é de 0,8 g a 2 g do nutriente por quilo de peso corporal. Ou seja, uma pessoa com 70 kg deve comer até 140 g de proteína por dia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES