Trabalhar à noite altera o cérebro e aumenta risco de depressão

Estudo alerta que as luzes azuis emitidas pelos aparelhos eletrônicos alteram um circuito químico na matéria cinzenta que controla o humor

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Numa experiência conduzida em roedores a exposição noturna a este tipo de luzes tornou os bichos menos ativos e diminui o apetite, provocando, segundo os pesquisadores, uma espécie de 'depressão animal'. 

A equipe de cientistas chineses à frente do estudo crê que o mesmo ocorre nos seres humanos. Tal pode ter sobretudo implicações graves para quem trabalha por turnos e usa aparelhos com  tela, tais como computador, tablet ou celular antes de ir dormir.

Huan Zhao, professor e líder do estudo, disse ao The Sun Online: "além de facilitar a visão, a luz modula várias funções psicológicas, incluindo o humor". 

"Trabalhadores por turnos estão um terço mais propensos a sofrerem de depressão", alertou. 

A luz emitida por objetos eletrônicos também já foi associada a níveis mais elevados de ansiedade. 

E o especialista acrescentou: "exposição em excesso à luz durante a noite - quer seja natural ou pelo uso de determinados aparelhos - está associada a um maior risco de manifestação de sintomas depressivos. 

"Muitos de nós estamos cada vez mais a experienciar noites com excesso de luz, o que levanta preocupações sérias". 

Os especialistas ressaltam que praticar exercício físico, sair de casa durante o dia e passar tempo com amigos ou familiares pode reduzir o risco.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES