Transes religiosos assemelham-se a viagens psicodélicas

Estudo indica semelhanças nas experiências

Psicodelia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que o transe religioso é muito parecido com experiências com drogas lisérgicas? Pesquisadores entrevistaram 288 pessoas sobre experiências com psicodélicos. A descoberta foi que que ter uma experiência mística ou religiosa com drogas pode ter alguma relação. 

Várias pessoas usam drogas no mundo. Da maconha a um simples drink ou cafezinho, várias substâncias estão presentes no cotidiano das pessoas. 

Crédito: Divulgação.

O estudo elucida questões sobre como drogas, como o LSD e psilocibina, permitem experiências semelhantes com as de cunho religioso. Isso pode mostrar como essas substâncias podem auxiliar em tratamentos. "Mesmo quando tomado pela primeira vez, os psicodélicos podem ocasionar experiências subjetivas poderosas que compartilham muitas características com aquelas descritas por místicos, meditadores dedicados e praticantes religiosos. Algumas pesquisas estão começando a demonstrar que passar por uma experiência de tipo místico pode estar ligado a relacionamentos melhorados consigo mesmo, com os outros e com o ambiente natural mais tarde", disse o psicólogo Samuli Kangaslampi da Universidade de Tampere, na Finlândia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES