Travesseiros e colchões têm prazo de validade?

Além de ter vida útil, acessórios precisam de cuidados adequados para manter a qualidade

| Shutterstock Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Boas noites de sono são essenciais para a manutenção da saúde do corpo e da mente, ter boa disposição no dia seguinte, manter-se saudável e até aumentar a longevidade. Mas, para dormir bem, alguns cuidados são indispensáveis e, muitas vezes, podem passar despercebidos.

Você sabia, por exemplo, que travesseiros e colchões possuem prazo de validade? E que acumulam ácaros? Com o tempo, esses produtos acumulam grande quantidade de umidade, gordura, pele descamada, suor e todas as outras secreções naturais que eliminamos durante o sono (saliva, cerume, lágrimas e coriza), além das artificiais como cosméticos, perfumes, tinturas e maquiagem. Todo esse material encontra-se em ambiente ideal para proliferação biológica (escuro, úmido e quente).

Segundo a Consultora do Sono, Renata Federighi, os ácaros, juntamente com os fungos e bactérias, são os principais agentes causadores de alergia numa casa. “Os ácaros podem causar conjuntivite, eczema, sensação de peito fechado à noite, espirros, coceira nas mãos ou face e até mesmo asma, principalmente em pessoas alérgicas”, explica. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, aproximadamente, 30% da população mundial sofre de algum tipo de alergia. E de acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 10% a 25% de brasileiros sofrem com rinite alérgica.

Para ajudar na prevenção desses problemas, a especialista alerta para os cuidados com a sua manutenção durante o tempo de uso e também sua troca periódica. “Manter a casa limpa e arejada é indispensável para evitar o acúmulo de poeira, ácaros e fungos. Mas os cuidados com a conservação do travesseiro e do colchão e a troca na hora certa são essenciais no combate a esses parasitas, já que mesmo aparentando bom estado, eles podem estar cheios de ácaros”, esclarece.

Mas, quando devemos trocar o travesseiro e o colchão?

Travesseiros

Um travesseiro sem proteção antiácaros com 6 meses de uso acumula cerca de 300 mil ácaros e, após 2 anos, até 25% do seu peso pode ser formado por ácaros vivos, mortos e seus detritos. “Mesmo um travesseiro com essa proteção, depois de certo tempo de uso, apresentará grande quantidade de detritos sobre suas células internas, o que acabará reduzindo a sua eficácia antimicrobiana. Por esse motivo recomendamos a troca o travesseiro a cada dois anos”, explica Renata.

Durante o uso também é importante tomar alguns cuidados que ajudam a conservar a qualidade e a durabilidade do travesseiro. Deixar o travesseiro sob luz indireta, sempre protegido por uma fronha, e nunca expor o produto ao sol, pois a elevação da temperatura aumenta os microrganismos e acelera o processo de oxidação da superfície. Além disso, caso o modelo seja lavável, é importante garantir a secagem total, para que o interior não fique úmido e também resulte na produção acentuada de ácaros.

Colchões

No caso do colchão, a média para troca é de cinco anos. “Rasgos, manchas e deformidades visíveis são indícios que a vida útil do colchão já está no fim. Outros sinais como ruídos, cheiro desagradável, afundamento da região central, e até mesmo dores nas costas e a perda na qualidade do sono, são também indícios de que chegou a hora de trocar o colchão”, alerta Renata.

A manutenção dos colchões durante o uso é semelhante aos travesseiros. Como, por exemplo, a não exposição ao sol, por conta da proliferação dos ácaros e da oxidação. Caso tenha absorvido umidade é recomendável deixá-lo em local arejado, por aproximadamente 30 minutos. A espuma não deve ser lavada, portanto, opte por modelos com revestimentos removíveis, que permitem uma higienização correta. Além disso, é importante trocar os lençóis, pelo menos, uma vez por semana, e deixar o colchão arejar entre as trocas. Por último, descartar tudo o que   possa abafar o colchão, seja plástico, papelão ou papel, por exemplo, e utilizar estrado em madeira e vazado para facilitar a respiração.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES