Tubarão de duas cabeças é encontrado por pescadores no litoral de SP

Os problemas ambientais podem ser um dos elementos causadores da anomalia.

tv | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um tubarão de duas cabeças foi encontrado por pescadores no litoral de São Paulo, entre Itanhaém e Peruíbe. O animal tem também duas colunas vertebrais, dois corações e dois fígados. As informações são do UOL.

De acordo com o professor e biólogo Edris Queiroz, do Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (Ibimm), este é o primeiro tubarão galhudo gêmeo siamês encontrado na natureza.  Os problemas ambientais podem ser um dos elementos causadores da anomalia, segundo o estudioso. Isso porque tubarões são acumuladores de toxinas, como metais pesados, e estão no topo da cadeia alimentar, o que pode levá-los a ingerir animais contaminados.

Tubarão de duas cabeças é encontrado no litoral paulista (Divulgação)

Uma explicação alternativa envolve questões genéticas ligadas aos hormônios. Outra hipótese diferente das já mencionadas está relacionada à possibilidade da fêmea ter colocado mais ovos do que o ideal, fazendo com que eles ficassem muito grudados e se fundissem.

Tubarões de duas cabeças não costumam ter vida longa, porque são uma presa fácil. Estima-se que o animal encontrado no litoral paulista tinha por volta de dois meses. Ele já comia e tinha dentes afiados.

A pesquisa a respeito do animal também conta com a bióloga Luana Felix e os professores Eduardo Malavasi e Alberto Amorim. Queiroz alerta para a importância das pessoas notificarem instituições científicas ao encontrarem animais raros .

"É importante que as pessoas avisem as instituições científicas , para que haja uma análise fisiológica do animal, para que sejam feitos exames dos órgãos internos e, assim, para se verificar se tem algo influenciando essas ocorrências", afirma o professor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES