Tubarão-elefante gigante morre misteriosamente na costa dos EUA

O DMR confirmou que o espécime encontrado, do tamanho de uma caminhonete, é um tubarão-elefante macho.

Tubarão-elefante gigante morre misteriosamente na costa dos EUA | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última terça-feira (5), pescadores da cidade de Bremen, nos Estados Unidos, descobriram um enorme tubarão-elefante de 8 metros, morto na costa de Greenland Cove, no Maine. As informações são são do Mega Curioso.

A equipe do  Departamento de Recursos Marinhos (DMR) e a Patrulha Marinha chegaram ao local por volta das 9h30, após terem sido notificados pelos pescadores locais. O pessoal do DMR coletou amostras do tubarão para realização de análises dietéticas, de envelhecimento e genéticas. Não foi apurada a causa da morte do peixe.

Fonte: News Center Maine/Reprodução 

O tubarão-frade

O tubarão-elefante é o segundo maior peixe do mundo e é a maior espécie de tubarão existente na Nova Inglaterra. Esses peixes cartilaginosos são encontrados em águas quentes em todo o mundo, muitas vezes migrando a milhares de quilômetros, sendo velhos conhecidos dos pescadores do Golfo do Maine, onde vão se alimentar de crustáceos.

Os funcionários do DMR confirmaram que o espécime encontrado, do tamanho de uma caminhonete, é um tubarão-elefante macho (Cetorhinus maximus, termo em latim que equivale a “monstro marinho com o maior nariz”).

Apesar de sua aparência assustadora, os tubarões-elefante são predominantemente inofensivos para os seres humanos. Eles se alimentam nadando com suas bocarras abertas e sugando milhares de toneladas de água do mar, da qual é filtrado o saboroso zooplâncton e pequenos invertebrados marinhos, através de suas guelras.

O nome do peixe em inglês, basking-sharp, se deve ao hábito que ele tem de se alimentar perto da superfície e ficar se “aquecendo ao sol” (basking). Se você der de cara com um bicho desses, ele não irá te morder, mas poderá te machucar com seu corpo áspero e duro, advertem os especialistas do Museu da Flórida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES