Turista é “esmagada” por baleias jubarte na Austrália

A ambulância de St. John disse que a mulher sofreu sangramento interno e ferimentos na parte superior do tronco

Baleia jubarte | BBC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma mulher sofreu ferimentos graves depois de ser atingida e ferida enquanto nadava com baleias jubarte na costa da Austrália Ocidental. A australiana, 29 anos, estava com um grupo de turistas no popular recife de Ningaloo, no sábado (1), quando foi atingida. A ambulância de St. John disse que a mulher sofreu sangramento interno e ferimentos na parte superior do tronco "devido à queda".

Relatos não confirmados disseram que ela estava presa entre dois dos mamíferos gigantes, que podem crescer até 19 metros. Ela foi tratada na cidade de Exmouth antes de ser levada de avião para um hospital em Perth, onde estava em uma "condição séria, mas estável" na segunda-feira.

(Direitos autorais da imagem SPL) As baleias jubarte podem crescer até 19 m de comprimento

Outros convidados do passeio de snorkel testemunharam o incidente, mas não sofreram ferimentos, segundo a polícia da Austrália Ocidental. O grupo de excursão estava a poucas centenas de metros da costa quando o incidente aconteceu.

A polícia disse que os reguladores de segurança do trabalho estão investigando o incidente, já que envolveu um grupo fundador. Atualmente, a natação fretada com baleias jubarte está sendo testada por cinco anos na região, monitorada pelo Departamento de Biodiversidade, Conservação e Atrações (DBCA).

Quinze operadores turísticos foram licenciados para levar grupos de nove nadando com as baleias, com orientação, aconselhando os nadadores a ficarem a pelo menos 15 metros dos animais.

O DBCA disse em comunicado que estava "trabalhando em estreita colaboração com a indústria e o operador turístico envolvido para entender como o incidente ocorreu", e que nadar com baleias jubarte envolve "algum risco inerente".

Ele disse que quase 10.000 participantes nadaram com baleias jubarte desde o início do julgamento em 2016, sem incidentes anteriores resultando em ferimentos graves.

O recife de Ningaloo, na costa de corais da Austrália Ocidental, é conhecido por sua diversidade de vida marinha e é um dos pontos turísticos mais conhecidos do estado. As expedições de mergulho com snorkel no recife de coral são populares.

Região da Austrália  (BBC)

A Austrália Ocidental abriga a maior população conhecida de baleias jubarte, que normalmente são consideradas seguras para nadar, apesar de seu tamanho. As fronteiras da região estão atualmente fechadas para visitantes internacionais e interestaduais, como parte dos esforços para impedir o coronavírus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES