UE aprova primeiro produto feito com insetos para consumo humano

A farinha feita a partir de larvas um escaravelho (besouro) agora tem aprovação para consumo humano na União Europeia

Farinha feita a partir de larvas de besouro pode ser consumido na União Europeia | Reuters/Juan Carlos Ulate
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você comeria uma farinha feita a partir de larvas de um escaravelho (besouro)?O alimento agora tem aprovação para consumo humano na União Europeia (UE). A farinha de Tenebrio (larva de farinha), também conhecida como "farinha amarela" é o primeiro alimento derivado de insetos com autorização de comercialização pelos Estados-membros da União Europeia, depois de a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos ter permitido o consumo.

O consumo de insetos faz parte da estratégia "Do Prado ao Prato", da Comissão Europeia, que visa identificar fontes de proteínas alternativas para promover um sistema alimentar mais sustentável na União Europeia. 

Os chamados "Novos Alimentos" são definidos como os que não tinham sido consumidos em grau significativo por pessoas na UE antes de 15 de maio de 1997, quando entrou em vigor o primeiro regulamento sobre a questão. 

Exemplos de "Novos Alimentos" incluem novas fontes de vitamina K (menaquinona) ou extratos de alimentos existentes (óleo de Krill do Antártico rico em fosfolípidos de Euphausia superba), produtos agrícolas de outros países (sementes de chia, sumo de noni), ou alimentos derivados de novos processos de produção, como tratamento por ultravioletas.

Farinha feita a partir de larvas tem aprovação  para consumo humano na União Europeia | FOTO: Reuters/Juan Carlos Ulate

Com informações da RTP



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES