Urina verde: caso assusta paciente com doença pulmonar

Alguns fatores podem explicar a coloração bizarra do líquido, inclusive efeitos colaterais de remédios.

Urina verde: caso assusta paciente com doença pulmonar | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após ser hospitalizado aos 62 anos, um homem foi surpreso ao perceber que sua urina estava em uma colocação verde turva. Segundo o estudo publicado no The New England Journal of Medicine, o caso teria ocorrido após o paciente necessitar de cuidados para tratar uma Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). As informações são do Mega Curioso.

Apesar da situação inusitada parecer verdadeiramente alarmante, a equipe médica logo fez questão de acalmar o senhor e explicar que tudo se tratava de um efeito colateral do remédio utilizado para tratar seu quadro clínico. 

(Fonte: The New England Journal of Medicine) 

Explicando a urina verde

Segundo o documento, o paciente havia sido levado para a emergência após apresentar dificuldade para respirar por dois dias consecutivos, o que foi resultado de sua doença pulmonar. A partir desse momento, os médicos descobriram que ele apresentava altos níveis de dióxido de carbono no sangue, fator que pode ser letal.

Imediatamente, o homem passou a receber cuidados intensivos com a ajuda de ventiladores para respirar e a aplicação do anestésico propofol. Cinco dias depois e com quadro estabilizado, sua urina — que vinha sendo recolhida por um cateter vesical — começou a ficar verde.

De acordo com os médicos do Weiss Memorial, em Chicago, alguns fatores podem explicar a coloração bizarra do líquido, inclusive efeitos colaterais de remédios, algumas infecções ou complicações no fígado. Neste caso em específico, o culpado acabou sendo o propofol, que pode gerar esse tipo de reação em casos raros.

(Fonte: Heather West) 

Impacto na saúde

O porquê da coloração da urina transformar-se em um tom esverdeado ainda não é completamente compreendido pelos cientistas, porém costuma ocorrer quando certos produtos metabólitos são eliminados pelos rins e não pelo fígado, é o que explica uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Diagnostic Research.

Para a felicidade do norte-americano, a descoloração é completamente benigna e desaparece assim que a dosagem do medicamento é interrompida, exatamente como ocorreu neste caso após a equipe médica decidir por parar de usar o propofol. Após duas semanas de hospitalização, o homem foi liberado para continuar seu tratamento em outra instituição de reabilitação.

Curiosamente, verde não é a única cor que a urina pode assumir em casos médicos. Em 2019, cientistas registraram o caso de uma mulher com “síndrome da urina roxa”, cuja coloração foi resultado de uma reação química na bolsa do cateter vesical.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES