Urso com língua gigante passa por cirurgia para ter vida normal

Pesquisadores suspeitam que o animal sofra de elefantíase

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um urso de Myanmar teve que passar por uma cirurgia para consertar a lingua que pesava mais de 3 kg e estava constantemente pendurada, por vezes arrastando no chão.

Nyan htoo, que significa algo como “Brilhante”, é um urso-negro-asiático de aproximadamente 18 meses de idade que foi resgatado por monges de Myanmar junto com seu irmãozinho, Kan htoo (“Afortunado”). Ambos ainda eram filhotes quando estavam prestes a serem vendidos no mercado ilegal de animais silvestres.

Assim que foi resgatado, em 2016, Nyan htoo já apresentava um inchaço incomum na língua, de origem desconhecida, e passou por uma cirurgia reparadora. A princípio, deu tudo certo, mas o órgão voltou a crescer descomunalmente até que, em junho deste ano, passou a afetar a qualidade de vida do ursão.

Ele deixou de brincar com o irmão, já que sua língua vivia se arrastando no chão, e passou a descansar a cabeça nas grades de sua jaula, para suportar o peso extra de sua cabeça. Cirurgiões e especialistas em bem-estar animal ao redor do mundo foram convocados para estudar o problema de Nyan htoo e ajudá-lo a ter uma vida mais normal.

Em uma operação que durou 4 horas, 3 kg de língua foram retirados do urso. A princípio, acredita-se que seja um caso raro de elefantíase, uma doença bastante comum entre seres humanos de Myanmar, mas que nunca tinha sido detectada em ursos.

“Graças ao entusiasmo e à compaixão de todos os envolvidos, conseguimos uma melhoria tangível na qualidade de vida de Nyan htoo e esperamos continuar nosso trabalho em Myanmar para promover melhorias em bem-estar animal e treinamento veterinário”, declarou a veterinária Heather Bacon, da Universidade de Edimburgo, na Escócia, que coordenou a cirurgia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES