Usa óculos e lentes? Faça isto para evitar contágio da Covid-19

Já notou na quantidade de vezes que leva as mãos aos óculos ou que os deixa pousados em superfícies? Lava bem as mãos quando coloca as lentes de contato?

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se quem utiliza óculos deve ter cuidado quanto à sua utilização e manuseamento durante a pandemia Covid-19, de forma a evitar possíveis contágios, então quem usa lentes de contacto tem de ter cuidados redobrados. As Ópticas Conselheiros da Visão e um oftalmologista trazem-lhe algumas boas práticas de forma a minimizar riscos. As informações são do Notícias ao Minuto Pt.

Um dos erros mais comuns é esfregar os olhos, o que deve ser evitado. Sabendo que pode ser difícil contrariar este hábito natural, é importante ter consciência que ao evitá-lo estamos a proteger a córnea e a diminuir o risco de infeção. Assim, se sentir vontade de esfregar ou mexer nos olhos, ou até de ajustar os óculos, use um lenço de papel em vez dos dedos. 

Óculos – um veículo forte para a contaminação da Covid-19

Óculus dever ser higienizado para evitar contágio. Foto: Freepik Quem usa óculos deve estar alerta para o perigo acrescido de contágio, uma vez que estes podem ser um grande foco de contaminação.  

Conforme o oftalmologista, César Ronaldo Filho, os óculos precisam ser higienizados sempre que forem retirados da face e ao serem colocados também, pois ficam perto dos olhos, que é uma área de fácil penetração do vírus.

"Óculos são uma barreira a mais que impede que o vírus chegue até os olhos. De certa forma é uma proteção, mas é fundamental mantê-los higienizados. Recomendo que todas as vezes em que for retirá-los e colocá-los faça a higiene do objeto", orienta Ronaldo.

Como Lavar

A limpeza deve ser feita com água e sabão. "Com as mãos limpas, faça um enxágue das lentes na torneira, pois esse processo ajuda aretirar o excesso de poeira que pode riscar as lentes na hora da lavagem. Água quente não deve ser usada para lavar óculos, pois danifica o revestimento das lentes. Depois aplique sabão neuto, de preferência o amarelo, nas lentes e enxágue", explica.

Não use jamais locão hidratante, shampoo e sabonete líquido para a limpeza, esses produtos contem álcool na composição. Ao contrário de outros objetos, o álcool não é o mais indicado para higienizar os óculos, pois pode danificar o material da armação e os tratamentos das lentes.

Lentes de contacto – cuidados de higiene redobrados 

A Sociedade Americana de Oftalmologia é mais rigorosa neste período e recomenda que as pessoas deixem de usar as lentes para evitar o coronavírus. Mas a Sociedade Brasileira de Oftalmologia em seu site não acha necessário abandonar o uso. 

Antes de colocar as lentes de contacto deve lavar as mãos com água e sabão, no mínimo, durante 20 segundos. Certifique-se de que não ficam vestígios de perfumes ou cremes - se este tipo de produtos entrar em contacto com as suas lentes, pode provocar irritação nos olhos e/ou visão turva. Se usa maquilhagem, aplique-a depois de colocar as lentes e vice-versa – as lentes devem ser tiradas antes de remover a maquilhagem. Enquanto usa as lentes e de forma a evitar o contágio desta doença, ou mesmo outras infeções, existem alguns passos que deve cumprir:

- Nunca utilize as lentes de contacto por um tempo superior ao recomendado pelo seu especialista da visão. Utilize apenas gotas ou outros produtos oculares prescritos pelo seu especialista da visão.

- Alguns produtos de venda livre não são compatíveis com o uso de lentes de contacto.

- Não durma com as lentes de contacto colocadas, a não ser que tenham sido prescritas para esse fim… a probabilidade de causar infeções oculares graves é maior. Quando estamos de olhos fechados, as lágrimas não fornecem aos olhos a quantidade necessária de oxigénio, fazendo com que as lentes fiquem secas e se colem aos olhos.

- Retire as lentes de contacto antes de tomar banho, nadar ou qualquer atividade em que possa entrar água nos seus olhos.

- Utilize óculos de sol com proteção total contra os raios ultravioleta ou um chapéu com pala/abas enquanto estiver ao sol. Apesar de algumas lentes já apresentarem proteção contra os raios UV, podem deixar os olhos mais sensíveis à luz.

- Respeite a regra 20-20-20 quando passa muito tempo em frente a ecrãs digitais. A cada 20 minutos olhe para um objeto a 20 pés (6,1 metros) durante 20 segundos - é uma boa solução para reduzir a fadiga ocular.

"A melhor prevenção ao corona e aos demias vírus do trato respiratório é a boa higiene. Em épocas como essa devemos manter a higiene mais acirrda", reforça o médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES