Usar máscara realmente funciona para se proteger do coronavírus? - O uso de máscara tem alguma serventia contra o coronavírus ou não?

Nos últimos dias, os telejornais e portais de notícias da web não falam de outro assunto senão a epidemia de pneumonia por conta do novo coronavírus. - O uso de máscara tem alguma serventia contra o coronavírus ou não?

Slide 2 de 4
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O uso de máscara tem alguma serventia contra o coronavírus ou não?

Segundo o Dr. William Schaffner, especialista em doenças infecciosas da Universidade Vanderbilt, no estado americano do Tennessee, se for uma máscara cirúrgica comum, a resposta é “não”. No entanto, se for uma máscara mais especializada, conhecida como respirador N95, ela realmente pode proteger contra o novo coronavírus, também chamado 2019-nCoV. Na prática, o material que compõe o respirador N95 é bem mais grosso que o produto utilizado em uma máscara cirúrgica comum.

Então, por que os especialistas não recomendam essa máscara para uso público em larga escala? Bem, isto ocorre porque, em parte, pode ser um desafio colocar essas máscaras e usá-las por longos períodos de tempo. Na prática, as pessoas deveriam receber um treinamento correto sobre como ajustar adequadamente esses respiradores ao redor do nariz, bochechas e queixo, garantindo que os usuários não respirem nas bordas do respirador, tornando-o inútil.

Além disso, quando a máscara é colocada, o trabalho de respirar fica muito mais difícil, já que a respiração do usuário está passando por um material muito espesso. Assim, é preciso saber trabalhar o sistema respiratório para inspirar e expirar corretamente. A coisa fica ainda mais desagradável porque a respiração fica um pouco mais “claustrofóbica”, sem falar que o ar expirado tende a ficar úmido e quente, causando ainda mais desconforto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES