Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Usar ou não o laxante quando o intestino não anda bem?

A fim de tentar solucionar esse problema, muita gente recorre ao uso de laxantes - medicamentos que facilitam o trânsito intestinal

Compartilhe
Google Whatsapp


Ter um bom funcionamento do intestino é algo fora da rotina de muitas pessoas que passam dias sem ir ao banheiro e convivem com desconfortos na hora de evacuar. A fim de tentar solucionar esse problema, muita gente recorre ao uso de laxantes - medicamentos que facilitam o trânsito intestinal.

De acordo com a nutricionista, Silvia Ribeiro Messalem, essa alternativa pode ser muito prejudicial ao intestino e ocasionar danos nas terminações nervosas. "Em um primeiro momento, o intestino só irá funcionar a base dessa substância. Porém, com o uso frequente, surgem problemas nas terminações nervosas intestinais e o órgão começa a não funcionar como antes, necessitando de doses mais altas", reforça.

As consequências vão além, e o hábito pode até mesmo prejudicar todo o peristaltismo, que consiste no percurso que as fezes realizam dentro do intestino grosso até serem eliminadas. Por conta deste risco, Silvia aconselha outros métodos que auxiliam na melhora do funcionamento intestinal.

"Antes de partir para o uso do laxante é preciso realizar uma mudança de hábitos na alimentação, manter-se hidratado, consumir probióticos e inserir atividade física na rotina. Outra dica é tentar estratégias caseiras como sucos laxativos com frequência e tentar educar o intestino para funcionar em um mesmo momento diariamente".

Caso o resultado não seja o desejado com essas opções mais saudáveis, a nutricionista esclarece que é preciso procurar um médico para compreender se há indicação para o uso do laxante e, caso haja, qual a dosagem ideal e em que momento usar.

Silvia lembra, porém, que se o intestino funciona até três vezes ao dia ou de uma a três vezes na semana sem apresentar problemas associados como ressecamento, sangramento e dores, está tudo normal e não há motivo aparente para se preocupar com o funcionamento do órgão.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se