Usar ou não o laxante quando o intestino não anda bem?

A fim de tentar solucionar esse problema, muita gente recorre ao uso de laxantes - medicamentos que facilitam o trânsito intestinal

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ter um bom funcionamento do intestino é algo fora da rotina de muitas pessoas que passam dias sem ir ao banheiro e convivem com desconfortos na hora de evacuar. A fim de tentar solucionar esse problema, muita gente recorre ao uso de laxantes - medicamentos que facilitam o trânsito intestinal.

De acordo com a nutricionista, Silvia Ribeiro Messalem, essa alternativa pode ser muito prejudicial ao intestino e ocasionar danos nas terminações nervosas. "Em um primeiro momento, o intestino só irá funcionar a base dessa substância. Porém, com o uso frequente, surgem problemas nas terminações nervosas intestinais e o órgão começa a não funcionar como antes, necessitando de doses mais altas", reforça.

As consequências vão além, e o hábito pode até mesmo prejudicar todo o peristaltismo, que consiste no percurso que as fezes realizam dentro do intestino grosso até serem eliminadas. Por conta deste risco, Silvia aconselha outros métodos que auxiliam na melhora do funcionamento intestinal.

"Antes de partir para o uso do laxante é preciso realizar uma mudança de hábitos na alimentação, manter-se hidratado, consumir probióticos e inserir atividade física na rotina. Outra dica é tentar estratégias caseiras como sucos laxativos com frequência e tentar educar o intestino para funcionar em um mesmo momento diariamente".

Caso o resultado não seja o desejado com essas opções mais saudáveis, a nutricionista esclarece que é preciso procurar um médico para compreender se há indicação para o uso do laxante e, caso haja, qual a dosagem ideal e em que momento usar.

Silvia lembra, porém, que se o intestino funciona até três vezes ao dia ou de uma a três vezes na semana sem apresentar problemas associados como ressecamento, sangramento e dores, está tudo normal e não há motivo aparente para se preocupar com o funcionamento do órgão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES