Uso de celular pode causar manchas na sua pele; entenda

Isso acontece porque ela estimula a pigmentação. A luz visível, ao interagir com a melanina, pigmento que dá cor à pele, piora o melasma e outros tipos de manchas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Melasma é pesadelo feminino e reclamação recorrente no consultório dermatológico. O que acontece: a luz visível (toda a luz que enxergamos a olho nu) do sol, das lâmpadas artificiais dentro de casa, dos smartphones, ipads, computadores pode desencadear ou piorar doenças de pele como melasma e o surgimento de manchas escuras, principalmente no rosto.

Isso acontece porque ela estimula a pigmentação. A luz visível, ao interagir com a melanina, pigmento que dá cor à pele, piora o melasma e outros tipos de manchas.

“Proveniente dos smartphones, tablets e computadores, a luz azul do celular é a porção mais energética da luz visível e está relacionada a diversas patologias como melasma, envelhecimento e câncer de pele”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Imagem: Shutterstock

O que é melasma

O melasma é uma doença crônica que não há cura. “Ele foi tema do último Congresso Internacional de Dermatologia, onde foram apontados avanços nas opções terapêuticas tópica, sistêmica e laser”, conta a dermatologista Denise Steiner, de São Paulo.

Um dos pontos abordados foi o papel da luz visível na piora da doença. “Um estudo divulgado no Journal of Investigative Dermatology mostrou que a luz azul, ativa a melanogênese, induzindo a hiperpigmentação a longo prazo em indivíduos do fototipo 3 e acima”, continua Denise.

Ou seja: se você tem a pele morena, corre ainda mais risco.

Tratamento de melasma no inverno

A melhor época do ano para se tratar problemas de pele como o melasma é durante o inverno, pois nessa época os raios solares estão menos incidentes.

A mancha geralmente aparece no rosto em áreas como testa, bochechas, buço e queixo. Ela acontece porque o melanócito (célula produtora da melanina) é sensível e reage a muitos estímulos como: sol, calor, stress, queimaduras, irritações, alterações hormonais.

O que fazer

Imagem: Shutterstock

Largar o celular, a gente não vai, certo? Dra. Claudia alerta que, considerando a quantidade de tempo que passamos na frente de nossos dispositivos, todas deveríamos proteger a pele contra eles.

Use FPS alto diariamente, com antioxidante de preferência. E o próximo passo é adicionar proteção contra luz azul ao seu repertório para evitar rugas, pigmentação e perda de colágeno. “Produtos que formem uma verdadeira proteção 360º contra a poluição ambiental digital são necessários!

Sim, para escapar do melasma, então, o jeito é acrescentar cremes antioxidantes à sua rotina skincare. Para quem sofre com melasma, o acompanhamento dermatológico é fundamental.

“No caso do melasma, existem tratamentos com bons resultados com o microagulhamento com a radiofrequência muito baixa e peeling de crystal. Mas como o melasma tem uma característica hereditária não adianta achar que vai controlar para sempre esse processo”, fala Claudia Marçal.

É necessário fazer uso de medicação tópica e de medicação via oral. “A eficácia dos filtros com proteção UV + luz visível (contendo óxido de ferro) em relação aos filtros UV sem óxido de ferro também foi demonstrada”, acrescenta Denise.

O ácido tranexâmico também age sobre o componente vascular do melasma. “Ele inibe a síntese de melanina”, continua a dermato.

Dicas extras para o tratamento do melasma

 ⦁ É melhor que o filtro solar seja físico (aquele que reflete a luz) com fator de proteção alto, com cor e alta cobertura. Usar 4 vezes ao dia.

⦁ Há tratamentos em comprimidos que ajudam a tratar esse tipo de hiperpigmentação (Ácido tranexâmico; glutadiona; polypodium; leucotomos). O seu médico dermatologista é que precisa indicar esses medicamentos.

⦁ O laser de tratamento tem que ser específico, com energia baixa e pulso muito curto para evitar que o calor liberado seja excessivo.

⦁ Há combinações especiais de tratamento como microinfusão de medicamento e radiofrequência com ultrassom contra o melasma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES