Uso de pronomes pode mostrar sinais de separação iminente

Em geral, mudanças no emprego de palavras ocorrem três meses antes do rompimento amoroso e o quadro só volta ao normal seis meses depois da separação

coração | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A evidência de uma separação iminente pode existir nas pequenas palavras usadas nas conversas do dia a dia meses antes de qualquer um dos parceiros perceber para onde seu relacionamento está indo, de acordo com uma nova pesquisa psicológica.

Pesquisadores da Universidade do Texas em Austin (EUA) analisaram mais de 1 milhão de postagens de 6.800 usuários da rede social Reddit um ano antes e um ano depois de compartilharem notícias sobre suas separações no r/BreakUps subreddit. O grupo descobriu que, três meses antes da separação, a linguagem dos usuários havia começado a mudar. E ela não havia voltado ao normal até cerca de seis meses depois da ruptura.

Imagem ilustrativa 

O estudo, publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)”, é o primeiro a examinar separações e quanto tempo duram usando dados da linguagem natural.

Carga cognitiva pesada

“Parece que mesmo antes de as pessoas saberem que uma separação vai acontecer, isso começa a afetar suas vidas”, disse a autora principal Sarah Seraj, doutoranda em psicologia na Universidade do Texas em Austin. “Nós realmente não percebemos quantas vezes estamos usando preposições, artigos ou pronomes, mas essas palavras funcionais são alteradas de uma maneira quando você está passando por uma convulsão pessoal que pode nos dizer muito sobre nosso estado emocional e psicológico.”

Estivesse alguém descartando o parceiro ou sendo descartado por ele, os marcadores de linguagem da separação iminente foram perceptíveis até três meses antes do evento, segundo o estudo. A linguagem de quem fazia a postagem tornou-se mais pessoal e informal, indicando uma queda no pensamento analítico. As pessoas usaram mais as palavras “eu” e “nós” e mostraram sinais de aumento do processamento cognitivo.

“Esses são sinais de que alguém está carregando uma carga cognitiva pesada. Eles estão pensando ou trabalhando em algo e estão se tornando mais autocentrados”, disse Seraj. “Às vezes, o uso da palavra ‘eu’ está relacionado com depressão e tristeza. Quando as pessoas estão deprimidas, tendem a se concentrar em si mesmas e não são capazes de se relacionar tanto com os outros.”

História revisada repetidamente

Esses padrões pronunciados atingiram o pico no dia da separação e permaneceram até seis meses depois. Eles estavam presentes mesmo quando as pessoas discutiam outros tópicos em diferentes comunidades do subreddit.

No entanto, os pesquisadores descobriram que a linguagem de alguns usuários não voltou ao normal um ano após a separação. Esses usuários tinham a tendência de permanecer no r/BreakUps subreddit por meses, revisando a história do rompimento repetidamente. Esse comportamento torna a cura deles mais difícil, sugeriram os pesquisadores.

Os pesquisadores também compararam suas descobertas com usuários passando por divórcio e outras convulsões emocionais. Eles encontraram padrões de linguagem semelhantes, embora houvesse mais silêncio no que se refere a transtornos de não relacionamento.

“O que torna este projeto tão fascinante é que, pela primeira vez, por meio da tecnologia, podemos ver como as pessoas vivenciam uma separação em tempo real”, disse a coautora do estudo, Kate Blackburn, pesquisadora em psicologia da Universidade do Texas em Austin. “As implicações para esta pesquisa são de longo alcance. No nível mais básico, ela dá a você, a mim e às pessoas comuns uma visão de como os entes queridos podem reagir ao longo do tempo ao fim de um relacionamento romântico.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES