Vai treinar? Saiba o que deve comer depois e em que momento

A hora de se alimentar pode ser tão importante quanto o que escolher ingerir

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Geralmente após o treino uma das questões mais importantes – especialmente para quem está tentando perder peso, é ‘o que comer?’. Enquanto alguns optam por alimentos menos calóricos, outros escolhem refeições capazes de repor a energia gasta durante o exercício.

Agora, investigadores norte-americanos, segundo a revista Veja, descobriram que o momento em que se decide comer pode ser tão relevante quanto o que comer.

O estudo, publicado na revista científica Nutrients, revelou que aqueles que definem a alimentação pós-treino antes de praticar a atividade estão mais propensos a escolherem algo mais nutritivo e menos calórico.

“Se o objetivo é perder peso, então eu diria que as nossas descobertas sustentam que é melhor fazer a escolha não quando está com fome [depois do treino], mas sim antes de ir para o ginásio”, referiu Karsten Koehler, da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, ao Nebraska Today. 

A hora certa

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores recrutaram 256 participantes que foram divididos em dois grupos: o primeiro instruído para escolher o que comer antes do treino e o segundo fez a escolha pós-exercício.

As opções disponíveis eram uma maçã, um brownie ou não comer nada.

Entre os que decidiram previamente, 74% optaram pela maçã, enquanto que entre os que escolheram depois a percentagem caiu para 55%. Isso significa que quanto mais o indivíduo adia a decisão, mais propenso ele vai estar para optar por algo calórico por causa da fome.

Os especialistas recomendam ainda a ingestão de muita água e comer algo nos primeiros 30 minutos após o treino para garantir que o corpo se consiga reabastecer com a energia necessária para recuperar. Deixar de comer após a atividade física não é prejudicial, desde que aconteça em ocasiões isoladas. Caso se torne um hábito, a prática pode prejudicar a saúde e o desempenho físico.

O que comer?

A recomendação é optar por uma combinação de proteínas e hidratos de carbono de alta qualidade. O primeiro ajuda a reparar os músculos, enquanto que o segundo providencia a energia necessária para se recuperar do cansaço.

Alimentos recomendados são a popular batata-doce, que além de ser um carboidrato de alta qualidade e de baixo índice glicémico, é rica noutros nutrientes importantes, como fibra, cálcio, magnésio, vitaminas A, C e B6. A aveia é outra boa opção para repor a energia gasta durante o exercício. Torradas, omelete vegetariano e iogurte grego, que fornecem carboidratos, proteínas e antioxidantes.

Quem pratica treinos mais intensos, deve adicionar fruta fresca ou frutos secos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES