Vamos conhecer o Egito? em crônica, Cecília Mendes fala de seus encantos

Em forma de crônica, a professora e escritora Cecília Mendes, traz um convite para que conheçam as riquezas e belezas de país que encanta e fascina à todos

As pirâmides são fascinantes e atarem turistas de todo o mundo | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cecília Mendes

Especial para o Portal MN

Conhecer o Egito é mergulhar numa das mais relevantes civilizações da Antiguidade, conferindo as particularidades deste país do Oriente Próximo, situado no nordeste da África.

Conhecer o Egito é navegar pelas águas do rio Nilo e ver o quanto este rio favoreceu a riqueza do país que, graças ao aproveitamento de suas águas para a irrigação e de suas férteis margens inundadas, desenvolveu significativamente sua Agricultura e fortaleceu o comércio com outros países.

Belos templos encantam os turistas que visitam o lugar - reprodução internet

Desertos

Conhecer o Egito é conhecer os desertos que ladeiam o Nilo, riquíssimos em minerais e ver que contêm alguns oásis, onde também ainda circulam povos nômades.

Conhecer o Egito é admirar sua Arte representada pela Arquitetura monumental de famosas pirâmides, templos e outras belas obras funerárias edificadas para glorificação dos deuses e dos reis. A Escultura, muito original, representa a figura humana indicativa da posição social do personagem, havendo poses específicas para os deuses e faraós, de pé a andar solenemente e sentada. 

As pirâmides que chamam a atenção domundo - reprodução

Decoração

A Pintura consiste numa decoração especialíssima sobre muros, rocha, madeira, bronze, osso, marfim, gesso, argila, tecidos e outras superfícies. Uma arte com grande unidade de estilos e de objetivos. 

Arte produzida por artistas considerados meros artesãos, pois a glória advinda de sua criação caía sobre quem encomendava os trabalhos, geralmente um rei. No desenho da figura humana o rosto se apresenta sempre de perfil, mas o olho de frente; o busto de frente e as pernas de perfil.

Pirâmides

Conhecer o Egito é apreciar as pirâmides e, além de compreender seu significado, imaginar a grandiosidade do trabalho dos que as construíam numa época em que inexistiam os equipamentos da engenharia de hoje.

Conhecer o Egito é percorrer seus museus recheados de peças magníficas inclusive rolos de papiro, os livros antigos repletos de fatos históricos, fórmulas mágicas, representação de usos e costumes. Muitas obras foram levadas para outros países e hoje os egípcios tentam recuperá-las.

A história da civilização se encontra em parte do Egito - reprodução 

Invenção da Escrita

Conhecer o Egito é reconhecer que deixamos de ser ágrafos, que hoje escrevemos graças à invenção da Escrita, oriunda dos hieróglifos que os egípcios criaram, desenhos que evoluíram para os sinais do alfabeto de várias línguas que o mundo fala, inclusive o árabe e as variantes dialetais que eles usam. Escrita decorativa única no mundo, muitas vezes colorida e sempre descritiva ou narrativa de acontecimentos importantes. Sobre a pedra era sempre um conjunto de magníficas inscrições.

Conhecer o Egito é descobrir a origem do papel que vem do papiro (junco), feito de tiras superpostas do talo desta planta. Aliás, só por lá você encontra souvenirs de papiro ricamente pintados com hieróglifos e elementos próprios da cultura egípcia.

História viva

Conhecer o Egito é relembrar sua História desenvolvida em vinte e cinco dinastias ao longo de mais de três milênios e os feitos de um povo liderado por reis e faraós, apresentados sob a forma de animais que, após a morte eram venerados como deuses.

Conhecer o Egito é entender que a Religião dominante professada pela população é o Islamismo, e a crescente minoria é constituída de católicos, coptas, ortodoxos e protestantes.

Conhecer o Egito é uma aventura incrível e possível para piauienses que amam viajar, especialmente nesta fase em que vamos empurrando o coronavírus para longe de nós.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES