Vegetarianos versus carnívoros: quem vive mais tempo?

Tempo de vida está ligado não apenas à alimentação, mas também ao consumo de àlcool e exercícios físicos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A nossa longevidade é influenciada pela combinação dos genes e pelo ambiente. Em estudos que envolveram gêmeos idênticos, cientistas estimaram que apenas 30% da nossa saúde é impactada pelo material genético, sendo que o restante depende de fatores externos. As informações são do Notícias ao Minuto.

Um desses fatores ambientais é a nossa alimentação e muito tem se debatido sobre o quanto e o que ingerimos e qual é o impacto disso no organismo. Num estudo que acompanhou quase 100 mil norte-americanos durante cinco anos, divulgado pela revista Science Daily, foi descoberto que aqueles que seguem uma dieta vegetariana eram menos propensos a morrer - de qualquer causa - durante o período de estudo do que os participantes que comiam carne. O efeito é especialmente perceptível entre os homens. 

Tal significa que a alimentação vegetariana necessariamente vai fazer com que viva mais? Não necessariamente. O que é evidente é que não comer carne pode reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde como diabetes tipo 2, pressão alta e até mesmo câncer.

Entretanto, as pesquisas ainda não são definitivas. Uma das razões para isso é que nós, humanos, vivemos muito e não seria fácil encontrar um cientista disposto a esperar 90 anos para completar uma pesquisa. Os estudos geralmente analisam um período específico e levam em consideração os registros de saúde já existentes dos voluntários. 

Outro problema com essa abordagem é descobrir a relação entre o não-consumo de carne e a longevidade. Pode ser que os vegetarianos vivam mais, mas não por não comer carne, talvez porque os vegetarianos possam praticar mais exercício físico, beber menos e não fumar, por exemplo.

A conclusão, então, é que evitar a carne pode ajudá-lo a ser mais saudável, mas existem outras diversas formas de cuidar do seu organismo. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES