Veio do rato: Mongólia fecha fronteiras com surto de peste bubônica

Pela segunda vez país volta a registrar surto da doença

Efeitos da peste bubônica | reprodução/jornal ciência
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Mongólia, país na Ásia, fechou suas fronteiras com a Rússia depois que autoridades de saúde anunciaram a morte de duas pessoas com sintomas de peste negra na cidade de Tsetseg, província ocidental de Khov, de acordo com o Centro Nacional de Doenças Zoonóticas do país.

Marmota é um típico roedor - Foto: Commons

Os dois mortos foram um homem de 27 anos e uma mulher, ainda com idade desconhecida, que foram contaminados após ingerirem carne crua de marmota (rato) contaminada e imediatamente começaram a sentir os sintomas. O consumo de carne de marmota, apesar de proibido no país por restrições sanitárias, é muito comum.

Mais de 150 pessoas próximas ao casal fizeram coleta de material em laboratório para teste da doença, mas o resultado ainda não foi anunciado. A mongólia já registrou a Mongólia já registrou duas mortes mor cocnta dessa doença. 

Marmota, uma espécie de rato, na Mongólia causou um novo surto de peste bubônica- Foto: Efeitos da doença/Jornal Ciência

A peste bubônica matou de 75 milhões a 200 milhões de pessoas na Eurásia e África do Norte no século XIV, com mortalidades significantes na Europa, onde dizimou até 60% da população, e recorrendo periodicamente ao longo dos séculos.

Os sintomas são inchaço nos gânglios linfáticos na virilha, axila e pescoço, febre alta e supurações (formação de pus).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES