Veja 6 erros comuns na cozinha que colocam em risco sua saúde

Se você “passa” uma água no frango para tirar as bactérias, saiba que isso está totalmente errado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lavar o frango

Você está no time de pessoas que lava o frango antes de cozinhar? Talvez seja hora de repensar este hábito. Quando colocamos a carne crua embaixo da torneira temos uma falsa ilusão de limpeza. Na realidade, estamos só espalhando as bactérias do animal.

A água não limpa muito e as bactérias se escondem até embaixo das bolinhas que o frango tem na pele, não são eliminadas ao lavar. Além do fato de que a lavagem espalha a contaminação ao respingar na pia toda e pode aumentar os riscos de salmonella. 

O jeito correto de deixar seu frango limpinho? Mandando para o fogo. O calor tem sucesso garantido na eliminação de bactérias. 

Descongelar e congelar a carne 

Uma vez que foi tirada do freezer, a carne crua não deve voltar para ele. Quando o bife fica em temperatura ambiente (ou até na geladeira), os micro-organismo presentes nele começam a se multiplicar mais rapidamente. Aí, pode ser perigo congelar novamente um alimento altamente contaminado. Então, mande a carne para o fogo e acabe com essas bactérias.

Não higienizar a esponja

Um estudo encontrou mais de 680 milhões de fungos e bactérias em uma esponja, e só lavá-la com água e sabão não elimina totalmente os germes. Uma forma simples de fazer isso é colocá-la (todos os dias) no micro-ondas por dois minutos, dentro de um recipiente com água. Você também pode deixá-la por 10 minutos em uma solução com 2 colheres (sopa) de água sanitária e 1 litro de água.

Ovo na porta da geladeira

A porta é o compartimento da geladeira em que há maior oscilação de temperatura --devido ao abre e fecha. Essa variação é perfeita para a proliferação de bactérias em alimentos como ovo, queijo, iogurtes e carnes. Portanto, deixe essas comidas em áreas bem refrigeradas e guarde na porta somente coisas com baixo risco de contaminação, como água, sucos, condimentos e frutas.

Lavar a salada com vinagre

O vinagre possui um grau de acidez fraco (por isso é comestível). Portanto, o produto não é capaz de eliminar bactérias de verduras, legumes e frutas --se fosse, bastava temperar a salada, não seria preciso lavá-la. Para acabar com os germes, é preciso deixar os alimentos consumidos crus por 10 a 15 minutos em uma solução com 1 colher (sopa) de hipoclorito de sódio e 1 litro de água.

Não higienizar a tábua

Os pequenos cortes que surgem na tábua de madeira (ou de plástico) com seu são um "esconderijo" perfeito para bactérias -- como as presentes na carne crua. Aí, ao cortar um alimento cozido ou que é consumido cru na tábua, você pode contaminá-lo. O ideal é lavar bem a tábua e deixá-la cinco minutos em uma solução com 1 litro de água e 1 colher (sopa) de água sanitária. Ou usar uma tábua de vidro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES