Veja a curiosa ponte na Holanda que parece desafiar as leis da física

Essa ponte é bem diferente das que estamos acostumados a ver.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Inaugurado em 2002, o Aqueduto Veluwemeer é um impressionante trabalho de arquitetura e engenharia. Esta hidrovia mede 25 metros de comprimento por 19 metros de largura e está localizada em Harderwijk, no leste da Holanda. Durante o projeto desta passagem com características únicas, os engenheiros optaram por construir uma espécie de ponte onde passam até 28.000 veículos por dia. As informações são do Tricurioso.

Só que essa ponte é bem diferente das que estamos acostumados a ver, já que as águas passam pela sua estrutura superior e os carros trafegam pela parte inferior, o que lembra uma espécie de túnel.

A passagem das águas possui três metros de profundidade, o que permite que pequenas embarcações e outros veículos aquáticos passem com certa facilidade. Além desta passagem para barcos, existem passarelas de pedestres em ambos os lados, permitindo o tráfego de pessoas. Ao contrário das pontes levadiças ou outras estruturas rodoviárias, o design da ponte hidráulica implementado neste aqueduto permite o fluxo de tráfego constante tanto na estrada quanto na água.

Os engenheiros provavelmente escolheram esse design fascinante para economizar dinheiro em relação a outras técnicas de passagens aquáticas. Um túnel tradicional, uma opção que muito provavelmente também deve ter sido considerada, exigiria muito tempo e dinheiro para promover o mesmo resultado final. Uma ponte rodoviária também seria outra consideração provável, mas exigiria um orçamento maior e um período de construção mais longo. Como o aqueduto em questão não precisava transportar um grande tráfego de água, os engenheiros acabaram selecionado esse projeto bastante incomum.

A estrada que passa sob o aqueduto Veluwemeer serve para ligar a área continental da Holanda à maior ilha artificial do mundo, a província holandesa de Flevolândia. Essa ilha foi construída a partir de terras recuperadas na região e é cercada por três lagos artificiais. Flevolândia é, na verdade, composta de duas seções drenadas, Flevopolder e Noordoostpolder, que se juntam para formar a província de 970 quilômetros quadrados acima mencionada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES