Veja fotografia de Luiz Gonzaga servindo no 25º BC de Teresina

O Rei do Baião prestou serviços militares à capital do Piauí, lotado no 25º Batalhão de Caçadores

Luiz Gonzaga | Divulgação/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É claro que você sabe quem é Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O gênio do forró é natural do município de Exu, em Pernambuco, mas ele viveu parte da vida a serviço do 25º Batalhão de Caçadores (BC) de Teresina. Você sabia dessa curiosidade da biografia do artista? Não é à toa que ele cantou a música "De Teresina a São Luís".

O Gonzagão simplesmente participou da história brasileira por duas vezes. Primeiro durante o período em que foi derrubada a República Velha. Antes mesmo de se consagrar como um dos maiores artistas da música brasileira, ele serviu ao exército e lutou a favor dos militares na Revolução de 1930. Depois, claro, como o maior nome da música nordestina.

Gonzagão no exército, em cargo no 25º BC de Teresina. Crédito: Exército Brasileiro.

No livro da jornalista Regina Echeverria, "Gonzaguinha e Gonzagão, Uma História Brasileira", o cantor narra a experiência. “Eu fui soldado durante nove anos e eu sentia naquele meio um engrandecimento muito grande para com a minha pessoa. Eles me chamavam para cantar para eles e eu me apresentava diante de vinte, trinta generais, cantando coisas do sertão, porque militar gosta muito de música que decanta o trabalho, a força, a coragem, a capacidade de desenvolver a terra, tudo que minha música cantava. Uma vez eu cantei para Castello Branco numa festa grande que houve em Fortaleza. No final, ele me cumprimentou e disse: ‘gosto muito de você, Luiz’”, disse Luiz Gonzaga.

O registro viralizou no grupo Therezina do Passado, após publicação de Érico Lages.

Luiz Gonzaga já exercia seu talento na sanfona. Crédito: Exército Brasileiro.

A Revolução de 1930

Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da República Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha. A Revolução teve focos de desobediência civil em Teresina e no interior do Ceará. Nestas missões, Luiz Gonzaga teve participação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES