mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Veja fotografia de Luiz Gonzaga servindo no 25º BC de Teresina

O Rei do Baião prestou serviços militares à capital do Piauí, lotado no 25º Batalhão de Caçadores

É claro que você sabe quem é Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O gênio do forró é natural do município de Exu, em Pernambuco, mas ele viveu parte da vida a serviço do 25º Batalhão de Caçadores (BC) de Teresina. Você sabia dessa curiosidade da biografia do artista? Não é à toa que ele cantou a música "De Teresina a São Luís".


O Gonzagão simplesmente participou da história brasileira por duas vezes. Primeiro durante o período em que foi derrubada a República Velha. Antes mesmo de se consagrar como um dos maiores artistas da música brasileira, ele serviu ao exército e lutou a favor dos militares na Revolução de 1930. Depois, claro, como o maior nome da música nordestina.

Gonzagão no exército, em cargo no 25º BC de Teresina. Crédito: Exército Brasileiro.Gonzagão no exército, em cargo no 25º BC de Teresina. Crédito: Exército Brasileiro.

No livro da jornalista Regina Echeverria, "Gonzaguinha e Gonzagão, Uma História Brasileira", o cantor narra a experiência. “Eu fui soldado durante nove anos e eu sentia naquele meio um engrandecimento muito grande para com a minha pessoa. Eles me chamavam para cantar para eles e eu me apresentava diante de vinte, trinta generais, cantando coisas do sertão, porque militar gosta muito de música que decanta o trabalho, a força, a coragem, a capacidade de desenvolver a terra, tudo que minha música cantava. Uma vez eu cantei para Castello Branco numa festa grande que houve em Fortaleza. No final, ele me cumprimentou e disse: ‘gosto muito de você, Luiz’”, disse Luiz Gonzaga.

O registro viralizou no grupo Therezina do Passado, após publicação de Érico Lages.

Luiz Gonzaga já exercia seu talento na sanfona. Crédito: Exército Brasileiro.Luiz Gonzaga já exercia seu talento na sanfona. Crédito: Exército Brasileiro.

A Revolução de 1930

Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da República Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha. A Revolução teve focos de desobediência civil em Teresina e no interior do Ceará. Nestas missões, Luiz Gonzaga teve participação.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail