Veja o que faz a gente ter a sensação de que esta caindo

Sensação é bastante comum e tem uma explicação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

os seres humanos ocupam aproximadamente um terço de suas vidas dormindo. O sono é um estado fisiológico que ocorre de maneira cíclica, podendo sofrer algumas alterações. No entanto, não pode ser evitado, pois, trata-se de um processo biológico indispensável à reparação e manutenção do equilíbrio físico e mental do ser humano.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a atividade cerebral não é diminuída durante o sono. Na verdade, durante esse estado fisiológico, o cérebro da pessoa está em atividade diferenciada, podendo ser despertada por estímulos sensoriais ou não.

A sensação de estar caindo quando começamos a dormir, com certeza já foi experimentada por muitos. Curiosamente, os especialistas da área de prática clínica da Medicina do Sono utilizam o termo “hypnic jerk” (empurrão hípnico) ou “sleep starts” (começo do sono), para designar esta sensação de queda associada a solavancos no começo do sono. Aqui no Brasil é chamado de “espasmo hípnico“. O hypnic jerk ou sleep starts são caracterizados por breves “empurrões” repentinos, afetando as pernas ou os braços, associados à sensação subjetiva de queda no momento que começamos a dormir. Este fenômeno é totalmente natural e pode ocorrer em indivíduos de ambos os sexos e em qualquer idade, com taxa de 70% de prevalência.

A explicação para a ocorrência do hypnic jerk ou sleep starts está relacionada, provavelmente, ao surgimento de excedentes que se originam na formação reticular do tronco cerebral, ativado pela instabilidade transitória entre sono e vigília (estado em que estamos acordados). A formação reticular é uma estrutura anatômica constituída por uma rede de fibras nervosas que se estende desde a medula espinhal até o cérebro. Assim, é possível ocorrer à contração involuntária (sem a nossa vontade) dos músculos (pernas ou braços) no início do sono, associado ao estado hipnótico que gera a sensação de queda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES