Veja os tipos de hormônio e sua influência sobre o humor

Diferentes tipos de hormônios condicionam o comportamento humano

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os diferentes tipos de hormônios fabricados pelo nosso corpo não desempenham somente funções vitais para controlar determinados processos biológicos. Ele condicionam o nosso comportamento e até mesmo nosso humor. Além disso, qualquer desequilíbrio hormonal pode nos levar a uma depressão ou a ver e sentir a nossa realidade de uma maneira muito diferente.

Todos nós gostamos de pensar que temos controle total sobre o nosso comportamento, nossos pensamentos e sobre cada uma das ações que realizamos. No entanto, estamos completamentamente suborninado a esse pequeno universo e poderoso que são nossos hormônios. Esses mensageiros proteicos responsáveis pela regulação de uma infinidade de processos metabólicos também permeiam o nosso , controlando o nosso comportamento e até mesmo o tipo de pensamentos que podemos ter.

 Cortisol

O cortisol é o hormônio que controla os estados de estresse e ansiedade. No entanto, a sua mera presença no nosso corpo não significa que perderemos o controle ou experimentaremos um estado de ansiedade. A chave está na quantidade que é liberada, no equilíbrio.

O cortisol é um hormônio glicocorticoide que é sintetizado a partir do colesterol justamente em algumas glândulas localizadas nos nossos rins (suprarrenais ou adrenais). Graças a ele, temos energia suficiente para nos levantarmos pela manhã, para começarmos as nossas tarefas e atividades diárias, e também reagirmos diante de situações que o nosso cérebro interpreta como perigosas.

O problema com este tipo de hormônio é quando ele é secretado em excesso. Quando acreditamos que apenas os problemas nos cercam, quando a vida se torna muito exigente e tudo parece escapar das nossas mãos, o nosso corpo libera muito cortisol.

Assim, no caso mencionado anteriormente, podemos dizer que a ciência já comprovou que as mulheres que experimentam um aumento de cortisol no sangue durante a gestação apresentam um risco maior de sofrer de depressão pós-parto.

Endorfinas

As endorfinas são, sem dúvida, os nossos hormônios preferidos. Existem cerca de 20 tipos de endorfinas no corpo humano e estão distribuídas em várias áreas: na glândula pituitária, em outras partes do cérebro e no sistema nervoso.

Esses compostos químicos interagem com os receptores opioides neuronais para reduzir a percepção da dor e agem da mesma maneira que a morfina e a codeína. Além disso, uma boa “dose” de endorfinas nos faz experimentar estados de euforia e bem-estar, algo que costuma acontecer quando, por exemplo, realizamos tarefas que o nosso cérebro considera como “positivas”, como praticar esportes, desfrutar das nossas amizades, da comida, da sexualidade…

Oxitocina

A oxitocina é um “hormônio polivalente”. Ela é composta por nove aminoácidos, regula a maioria dos nossos comportamentos prossociais, como os relacionamentos de casal, a sexualidade, a amizade, a necessidade de cuidados, a amamentação… Uma queda nos nossos níveis de oxitocina pode favorecer o aparecimento dos estados depressivos, tristeza, desamparo e um processo igualmente curioso: a falta de empatia.

Conforme demonstrado em um artigo publicado durante uma das conferências anuais da Sociedade Britânica de Endocrinologia, as pessoas com baixo nível de oxitocina apresentam resultados piores nas tarefas de empatia.

Para concluir, podemos dizer que existem muitos outros tipos de hormônios que regulam o nosso humor, como a progesterona, a testosterona ou as catecolaminas. No entanto, os que mostramos aqui são os mais comuns, aqueles que mais produzem alterações no nosso organismo e aos quais, sem dúvida, deveríamos dar mais atenção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES