Veja quais os erros que você comete diariamente e não percebe

Algumas coisas a gente faz todo dia, mas estão erradas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

1 – Usar o botão “soneca” quando o despertador toca

Ainda que a ideia dos tradicionais “só mais cinco minutinhos” pareça atraente, a verdade é que, na prática, caímos em sono profundo novamente e levantar se torna a tarefa mais difícil do momento – é por isso que acordamos meio zonzos e não mais dispostos depois da soneca.

O melhor jeito de resolver o problema é descobrir a quantidade de sono que você precisa para se sentir disposto no dia seguinte e dormir por esse tempo. Pode ser difícil no início, mas depois que você começar a dormir pelo tempo ideal, vai sentir a diferença.

2 – Checar seus emails e mensagens antes mesmo de sair da cama

A maioria das pessoas dorme com o celular ao lado da cama, o que facilita a prática de, antes mesmo de sair dela depois de acordar, já checar mensagens e outras notificações. Péssima ideia. O problema é que essa necessidade frenética de atualização e de busca de informações nos faz mal e nos dá a sensação de eterno cansaço mental. O ideal é esperar uma hora antes de se conectar ao mundo digital.

3 – Beber café enquanto se arruma para sair de casa

Consumir cafeína logo cedo é um mau negócio. O corpo humano produz altas quantidades de cortisol, o hormônio do estresse, entre às 8h e às 9h, o que faz com que o ideal mesmo seja tomar café depois das 9h30. Cafeína e cortisol não formam uma boa dupla.

4 – Não comer nada pela manhã

Quando dizemos que o ideal é não tomar café, estamos falando da bebida e não da refeição, que fique claro. A escolha daquilo que comemos no início do dia é fundamental, assim como o jejum matinal não é recomendado. Nossa primeira refeição é a que coloca o metabolismo para trabalhar e repõe os níveis de açúcar no sangue – isso é fundamental para que tenhamos um dia produtivo e cheio de energia.

Ficar sem comer nada nos deixa irritados, com dificuldade de concentração e com sensação de fraqueza. Na primeira refeição do dia, escolha alimentos ricos em fibras e dê também uma chance às frutas.

5 – Se atrasar no trabalho

Funcionários que se atrasam são vistos pelos chefes como menos conscientes da função que realizam. Essa impressão é tão marcante que, muitas vezes, é a responsável por uma nota baixa que o funcionário acaba levando na hora da avaliação de seu desempenho profissional.

O mesmo vale para quem sempre fica trabalhando até depois do expediente – isso não demonstra que você trabalha muito, mas sim que não dá conta do que precisa ser feito no tempo ideal.

6 – Começar sempre pelas tarefas mais fáceis

Isso é ruim porque tendemos a ter menos disposição e força de vontade ao longo do dia, conforme o tempo vai passando, então a melhor estratégia é sempre fazer a coisa mais complicada de uma vez, em termos de estudo e/ou trabalho, para não precisar se estressar com isso depois do almoço.

7 – Tentar ler e responder todos os seus emails ainda antes do almoço

Algumas pessoas têm a necessidade de ver a caixa de email zerada para sentir tranquilidade, e se esse for o seu caso, tudo bem. Agora se essa não é a questão, não há por que querer responder tudo de uma vez só, logo cedo. Priorize as mensagens mais urgentes e deixe a sua energia matinal para realizar tarefas mais importantes.

8 – Almoçar à mesa de trabalho

Primeiro que não é muito bonito ver alguém almoçando em meio ao escritório lotado e segundo que o ideal mesmo, até para que sua equipe fique mais unida, é comer no local apropriado para isso, onde é possível interagir com pessoas que estão almoçando também.

Outro ponto importante: esse tempo em que passamos desligados, na hora do almoço, faz com que o cérebro descanse e que, por consequência, tenhamos energia para retomar o trabalho após essa refeição.

9 – Ouvir música enquanto trabalha e/ou estuda

Ainda que ouvir música nos dê a impressão de que ficamos mais produtivos, não é bem assim que acontece. A verdade é que habilidades de leitura e de escrita caem consideravelmente quando escutamos música enquanto as executamos.

A música vale quando realizamos tarefas repetitivas e que não contem com nossa capacidade intelectual – como fazer uma faxina em casa. O segredo, em termos de trabalhos que exijam concentração intelectual, é ouvir música 15 minutos antes de começar as atividades – e se trabalhar sem ouvir nada parece simplesmente impossível para você, dê preferência às canções instrumentais.

10 – Sair do trabalho, ir direto para casa e se jogar em frente à TV

Ok, ok, essa parece ser a melhor ideia de vez em quando e ninguém aqui está querendo discutir esse mérito. A questão é que, em termos de saúde física e mental, a melhor maneira de você se sentir bem ao fim do dia, e de ter uma boa noite de sono depois, é praticar alguma atividade física ao final da tarde.

No começo é sempre complicado, mas em questão de apenas alguns dias você já estará acostumado com a nova rotina e vai perceber como ela fez bem a você.

11 – Jantar muito tarde

Comer tarde demais é algo que prejudica o nosso sono e, inclusive, nos impede de manter os ponteiros da balança no mesmo lugar. O ideal é parar de comer três horas antes de deitar – se você dorme às 23h, sua última refeição deve ser, então, às 20h.

12 – Passar horas nas redes sociais todas as noites

Não tem nada de errado em dar uma olhadinha no que está rolando no Facebook, no Instagram e no Twitter – o problema é quando passamos tempo demais fazendo isso. Já é comprovado que ficar conferindo as atualizações alheias no Facebook nos deixa de mau humor – claro: a grama do vizinho é sempre mais verde, e que atire a primeira pedra quem não morre de inveja de uma boa foto de piscina.

13 – Checar email e outras notificações antes de dormir

Não é recomendado usar qualquer tipo de tecnologia digital antes de pegar no sono, justamente porque isso atrapalha a qualidade do tempo que passamos com a cabeça sobre o travesseiro. O problema está na luz emitida por celulares, computadores, tablets e televisões – ela interfere na produção da melatonina, que é o hormônio que nos faz dormir e permanecer em sono profundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES