Veja quais os riscos que gases e cinzas vulcânicas oferecem à saúde

Há uma preocupação com as áreas mais baixas em relação ao CO2 (dióxido de carbono). Este gás está presente no ar que respiramos, mas em uma concentração de 0,04%.

vulcão | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Autoridades das Ilhas Canárias, na Espanha, estão preocupadas com o efeito das cinzas e dos gases do vulcão em erupção Cumbre Vieja na saúde dos moradores do arquipélago.

A chegada da lava a mais de 900 graus ao oceano Atlântico provocou uma nuvem de sedimentos de 50 m de altura que pode se deslocar com o vento.

O governo pediu aos residentes que não saiam de suas casas.

Exposição às cinzas pode causar doenças respiratórias, especialmente em bebês e idosos. (Foto: Reprodução)

Mas quais males este tipo de fenômeno pode causar à saúde?

Segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), os riscos associados a erupções vulcânicas envolvem os gases e as cinzas.

O órgão afirma que a exposição às cinzas pode causar doenças respiratórias, especialmente em bebês e idosos.

Dentre as condições mais frequentes estão asma e enfisema. Pessoas com problemas como DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) podem ter seus quadros agravados.

"A cinza é arenosa, abrasiva, às vezes corrosiva e sempre desagradável. Pequenas partículas de cinza podem abrasar (arranhar) a frente do olho. As partículas de cinza podem conter sílica cristalina, um material que causa uma doença respiratória chamada silicose", complementa o CDC.

Outra preocupação envolve os gases quem saem do vulcão, embora estes se dissipem rapidamente na maioria dos casos.

O gás vulcânico mais comum é o vapor de água (inofensivo), seguido pelo dióxido de carbono e dióxido de enxofre, que podem se acumular em áreas mais baixas dos territórios.

"É possível que as pessoas que estão perto do vulcão ou que estão nas áreas baixas a favor do vento sejam expostas a níveis que podem afetar a saúde. Em níveis baixos, os gases podem irritar os olhos, nariz e garganta. Em níveis mais elevados, os gases podem causar respiração rápida, dor de cabeça, tontura, inchaço e espasmo da garganta e asfixia", explica o órgão.

O USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) acrescenta que dióxido de carbono, dióxido de enxofre, sulfeto de hidrogênio e halogenetos de hidrogênio emitidos em erupções vulcânicas "são potencialmente perigosos para pessoas, animais e agricultura".

Há uma preocupação com as áreas mais baixas em relação ao CO2 (dióxido de carbono). Este gás está presente no ar que respiramos, mas em uma concentração de 0,04%.

Dióxido de carbono, dióxido de enxofre, sulfeto de hidrogênio e halogenetos de hidrogênio emitidos em erupções vulcânicas "são potencialmente perigosos para pessoas, animais e agricultura". (Foto: Reprodução)

"Respirar ar com mais de 3% de CO 2 pode rapidamente causar dores de cabeça, tonturas, aumento da frequência cardíaca e dificuldade para respirar. Em proporções de mistura superiores a cerca de 15%, o dióxido de carbono causa rapidamente inconsciência e morte", afirma o USGS.

Halogênios flúor, cloro e bromo na forma de haletos de hidrogênio são outros gases que oferecem risco, de acordo com o USGS, não imediatos, mas também posteriores.

"Uma vez depositadas, essas partículas de cinza revestidas podem envenenar os suprimentos de água potável, plantações agrícolas e pastagens."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES