Verdade ou mentira: Álcool em gel no carro pode causar incêndio?

A Pandemia criou a necessidade de usar álcool em gel sempre

Álcool em gel no carro | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Pandemia do Coronavírus criou a nova necessidade de usar álcool em gel nos lugares públicos. Foi então que começaram a surgir muitos relatos em redes sociais sobre incêndios em carros causados por álcool em gel. Principalmente quando estes veículos ficaram muito tempo expostos ao sol.

Em entrevista ao Canaltech, o químico Cedric Stephan Graebin, doutor em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS e professor associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Seropédica), enfatizou que a maior parte destes relatos não passa de fake news. “Não creio que um frasco de álcool 70 entre em combustão quando exposto ao sol dentro de um carro. O que acontece, sim, é que o frasco pode deformar e o conteúdo do frasco pode vazar dentro do carro. Se houver uma fonte de ignição, como uma faísca, por exemplo, oriunda de uma descarga elétrica dentro do carro, próxima ao vazamento, há a possibilidade de combustão”, esclarece o químico.

Ou seja, o produto em si, conservado na embalagem, não tem potencial de inflamar sozinho. Para que tal coisa ocorra a ponto de explodir dentro de um carro ele precisa vazar de dentro do frasco. Além disso, sofrer a ação intensa de temperatura e entrar em contato com uma fonte de faísca.

Em resumo, apesar de não ser um risco eminente, é sempre bom tomar cuidado com o álcool em gel no carro. Principalmente para evitar vazamentos e contatos com áreas mais sensíveis do veículo. Todo cuidado é pouco e aposto que você não quer ver seu veículo incendiado quando retornar a ele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES