Viagem ao espaço atrai mais de 22 mil candidatos de vários países

As candidaturas, o triplo do recebido em 2008, são oriundas de 25 países: 22 membros da ESA e três associados. Metade das inscrições é de França e Alemanha.

Viagem ao espaço | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) recebeu mais de 22 mil candidaturas para a vaga de astronauta, sendo cerca de 25% delas de mulheres - anunciou o órgão nesta quarta-feira (23).

As candidaturas, o triplo do recebido em 2008, são oriundas de 25 países: 22 membros da ESA e três associados. Metade das inscrições é de França e Alemanha.

"Isto é extraordinário e certamente histórico", afirmou o director-geral da ESA, Josef Aschbacher, que vê este número como um "símbolo" do apetite europeu pela exploração espacial.

Apenas entre quatro e seis candidatos cruzarão a linha de chegada até o final de 2022, ao término de um longo processo seletivo de seis etapas.

Pela primeira vez, a ESA também reterá 20 candidaturas adicionais para criar um "cadastro de reserva", e uma para uma pessoa com deficiência.

Candidatos querem viajar até o espaço. (Foto:  Pixabay)

A França aparece em primeiro lugar, com 7.137 candidatos. Na sequência, estão Alemanha (3.700), Reino Unido (1.979), Itália (1.860) e Espanha (1.344).

Em uma primeira etapa, a ESA selecionará os candidatos, que deverão ter menos de 50 anos, mestrado em ciências, ou em engenharia, e pelo menos três anos de experiência profissional.

Em torno de 1.500 candidatos irão para a segunda fase, que inclui testes psicológicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES