Vida saudável durante toda a vida: utopia ou realidade?

A boa alimentação contribui para o crescimento, o desenvolvimento e a maturação de todos os sistemas do corpo humano

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ano após ano, o objetivo de ter uma vida saudável e uma dieta balanceada parece se tornar uma necessidade cada vez maior na sociedade . Essencial em todas as fases da vida, a boa alimentação contribui para o crescimento, o desenvolvimento e a maturação de todos os sistemas do corpo humano. No entanto, para que isso aconteça e torne-se realidade, uma dieta variada e balanceada, incluindo todos os grupos alimentares, como grãos integrais, laticínios, hortaliças, entre outros, deve ser adotada e, preferencialmente, guiada por um profissional de saúde qualificado e não pelas dietas da moda.

Para Ana Paula Del’Arco, nutricionista,, a pessoa que está em busca de uma vida saudável, deve ter atenção especial para a alimentação. "Hábitos saudáveis podem ser uma utopia ou uma realidade, dependendo da forma como o indivíduo encara tal aspecto", explica a nutricionista.

Uma alimentação saudável contribui para o adequado crescimento, maturação e desenvolvimento biológico. O crescimento contempla a atividade biológica do corpo, ou seja, o aumento do número de células e o crescimento celular, e é expressivo em 3 momentos (os picos de crescimento): o intra-uterino, que ocorre durante a 20ª e a 33ª semana de gestação; entre 0 e 2 anos de idade; e o pico de crescimento do estirão puberal na adolescência.

A maturação compreende a maturação dos sistemas biológicos e ocorre de maneira importante na adolescência (variando de acordo com o sistema). Por fim, o desenvolvimento do ser humano é uma etapa mais ampla, que compreende o crescimento, a maturação e agrega o aprendizado, que envolve o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional do indivíduo.

Na infância, ter uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis, garantem um adequado crescimento e desenvolvimento, fase da vida na qual qualquer deficiência nutricional pode ser grave e afetar definitivamente o desenvolvimento de qualquer sistema orgânico. Durante a adolescência, crescimento, maturação e desenvolvimento ocorrem simultaneamente e atingem sua completude, o que justifica a necessidade do adequado aporte energético e nutricional. Na fase adulta e na senescência, os hábitos e os cuidados com a saúde devem ser precocemente observados e ajustados, para que o envelhecer seja com qualidade de vida.

Nas últimas décadas, vivemos a era dos modismos alimentares, o que conceitualmente já é paradoxal, pois estar na moda é algo efêmero, que dura pouco; e hábito alimentar é algo perene, que deve ser constante. Se apoiar em modismos para conquistar atributos de uma vida saudável torna tal tarefa uma utopia. Outro aspecto que torna tal feito utópico é transferir a responsabilidade para o outro. Para que a conquista de uma vida saudável seja realidade, o primeiro passo seria não terceirizar a responsabilidade.

Os profissionais da saúde estão disponíveis para orientar e auxiliar o indivíduo que está em busca de um estilo de vida mais saudável, mas o indivíduo deve estar ciente de que a responsabilidade para alcançar esse objetivo, é exclusivamente dele. "Como em qualquer aspecto da vida, conquistar um objetivo só acontece se a pessoa tiver automotivação e disciplina. Não existe fórmula mágica e sim atitudes diárias que constroem hábitos saudáveis, que geram autoestima e bem-estar", conclui Ana Paula.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES