Vídeo de neto cantando em hospital com avó doente viraliza na web

Juan Martinez, de Curitiba, posta vídeos caseiros cantando com sua avó, de 81 anos, que há algum tempo vem com a saúde debilitada.

Vídeo de neto cantando com avó doente em Curitiba ultrapassa 2 milhões de visualizações | Reprodução/Facebook
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Viralizou em uma rede social um vídeo em que Juan Gabriel Martinez, de Curitiba, postou cantando com a sua avó Denilce Souza do Amaral, de 81 anos, que há algum tempo vem com a saúde debilitada. No vídeo, eles aparecem cantando, ela na maca do hospital e ele com um violão.

Juan, de 21 anos, costuma postar vídeos caseiros sobre os diálogos que tem com ela, mas esse em especial ganhou destaque pela repercussão inesperada que teve.  O vídeo foi publicado em 6 de abril, e na legenda o neto escreveu: “Hoje passei a tarde com a dona do contralto mais lindo do mundo!!! Sejam abençoados com esse vídeo”. Já são mais de 2 milhões de visualizações.

Envolvido com a música desde pequeno, Juan conta que a música faz parte da história da família e que esses momentos servem para fortalecer ainda mais o laço familiar.

Dona Denilce tem sete filhos, 13 netos e seis bisnetos. Ela nasceu em Antonina, no litoral do Paraná.

“A intenção nunca que foi essa, estávamos cantando e resolvi registrar esse momento com a minha avó. Postei em uma rede social, e imediatamente começou a bombar. Foram 10, 50, 100 mil, quando vi já tinha 200 mil. Em dois dias saltou para 1 milhão”, contou o neto.

Segundo Juan, Dona Denilce ficou mais de dois meses internada no hospital de Curitiba. Para passar o tempo, ele tentava a estimular através da música.

“Eu sempre gostei de música. Quando eu era criança não tinha rádio em casa, mas se ouvia no vizinho, no mercado ou em qualquer outro lugar alguma música, já gravava na minha cabeça e ficava ensaiando. Só eu e a minha voz”, contou a avó.

Dona Denilce disse que o canto é que move ela, e a mantém de pé. Atualmente, sua voz fraca e debilitada pela falta de ar, não a impede de soltar a voz.

“A gente precisa ter força, não é?! Cantei a vida toda em corais, a música sempre foi o trilho que trouxe alegria e melodia à minha própria história. Gosto de cantar o amor, e o Juan sabe disso. Eu poderia desanimar, desistir de viver, de lutar, mas ele (Juan) não deixa. Ele sempre está ao meu lado”, relatou a avó.

A ‘fama’

Juan disse que, além das as milhões de visualizações, também vieram diversos comentários. Entre as mensagens, pessoas de regiões de todo o Brasil elogiando a atitude e o carinho do neto com a avó.

“Em uma delas, uma mulher falando que estava com depressão e naquela noite não conseguia dormir. Relatou que abriu a rede social e se deparou com o vídeo. Ela disse que se sentiu abraçada, sentiu a vida que há tempos não via graça”, relatou Juan.

Ao ser perguntada sobre como é ser uma pessoa famosa, Dona Denilce respondeu: “Famosa para mim é uma pessoa que já viveu muito. Eu estou só no começo!”, brincou.

Em outro vídeo, o neto fala para ela que ela já está famosa, e ela responde: "é dinheiro,ein?"

 Dona Denilce e o neto Juan depois da alta hospitalar, em Curitiba — Foto: Natalia Filippin/G1 

A saúde

De acordo com a família, Dona Denilce sempre foi muito independente, morava sozinha, fazia sua própria comida. Mas, há cinco anos escorregou no tapete e quebrou o fêmur. Com isso, teve que se mudar para a casa do neto Juan.

Juan contou que ela foi parar no hospital por acaso. A família levou ela para uma consulta com um neurologista, já que a memória começou a falhar com frequência. Durante o atendimento, a médica percebeu a dificuldade para ela respirar, e foi aí que a encaminhou para realizar um raio-x.

“No fim nem chegou a fazer o exame, já foi direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela estava com pneumonia, com um litro de água no pulmão. Agora ela depende do oxigênio para respirar”, disse o neto.

Na quarta-feira (17), Dona Denilce teve alta do hospital, mas ainda precisa do oxigênio para respirar. Entre os cuidados, ela vai ter que fazer fisioterapia, continuar com a medicação e fazer curativos.

 Dona Denilce ficou mais de dois meses internada no hospital, e lá fez muitas amizades — Foto: Juan Martinez 

Benefícios da música

Para os médicos, a alta hospitalar da dona Denilce é uma grande vitória. Além dos diversos tratamentos e cuidados que os enfermeiros e médicos tiveram com ela, a família diz que certamente a música deu um impulso ainda maior para a recuperação.

De acordo com Juliana Varassin, especialista em medicina quântica e médica do Hospital das Nações, a música traz vários benefícios, pois além de ajudar a reduzir a ansiedade, age na regulação da frequência cardíaca e da pressão arterial, no relaxamento muscular e na diminuição do estresse.

"A música estimula o lado direito do cérebro, ali que exercitamos o raciocínio lógico, sentimos as emoções. É evidente que a música auxilia na recuperação dos pacientes", comenta a médica.

Conforme a médica, a música pode ser uma grande aliada da saúde, uma vez que ela é capaz de promover o bem-estar psicológico, diminuindo pensamentos negativos e aumentando a imunidade.

"Acreditar no tratamento, no médico, em si mesmo e na recuperação é extremamente importante. Estudos mostram que a música é uma terapia, traz alegria, um conforto emocional. Músicas pesadas podem ser ruins, mas músicas como as que o neto e a avó cantam são extremamente positivas para o tratamento, e até mesmo a cura completa", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES