Vídeo mostra momento em que foguete russo é atingido por raio

Esse tipo de acontecimento, de um raio atrapalhar o lançamento de um foguete, é raro. Mas ele não foi o único. Já houve incidentes parecidos no passado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O foguete é uma máquina que se desloca deixando atrás de si um fluxo de gás em uma alta velocidade. Geralmente, o objetivo desses foguetes é enviar objetos ou naves espaciais e homens ao espaço. Sua provavel é oriental. Em 1232, foi o ano em que a primeira notícia do uso foi dada na China. No país, foi inventada a pólvora, que foi usada primeiro em fogos de artifício como entretenimento e depois usada para uso bélico. As informações são do Fatos Desconhecidos.

Alguns relatos existem no século XIII de foguetes chamados de flechas de fogo voadoras que foram usados na defesa da capital da província chinesa de Henan. Por causa de várias invasões mongólicas na fronteira ocidental do Império Chinês.

Desde essa época, muitos outros foram usados e construídos por várias pessoas das mais variadas formas. O que, infelizmente, os grandes avanços tecnológicos não puderam prevenir são os desastres que acontecem com os foguetes em seus lançamentos ou em algum momento da viagem.

Incidente

No entanto, no dia 27 de maio, o foguete russo Soyuz foi lançado e foi atingido por um raio. Felizmente, esse raio não atrapalhou a viagem do foguete ao espaço, mas com certeza assustou várias pessoas. A agência espacial russa, Roscosmos, anunciou em um comunicado, depois do acontecido, que o foguete conseguiu atingir a órbita com sucesso.

Veja:

O evento com o foguete aconteceu durante o lançamento do satélite de navegação Glonass-M, aproximadamente 800 quilômetros do norte de Moscou. Para que ele fosse lançado em órbita, a Roscosmos usou um impulsionador Soyuz 2.1b. Ele é o último de uma série de satélites utilizados como apoio para os clientes militares e civis da Rússia.

"O raio não é um obstáculo para você!", brincou o diretor-geral da Roscosmos, Dmitry Rogozin em seu Twitter. Ele também parabenizou a equipe pelo lançamento do Glonass-M. Além de compartilhar o vídeo do incidente.

Esse tipo de acontecimento, de um raio atrapalhar o lançamento de um foguete, é raro. Mas ele não foi o único. Já houve incidentes parecidos no passado.

Um exemplo aconteceu em novembro de 1969, quando um raio atingiu o foguete Saturno V duas vezes durante o lançamento da missão Apollo 12. Essa missão da NASA tinha uma tripulação com três homens.

Reprodução

Por causa desse choque alguns displays do Saturno V foram interrompidos, mas mesmo assim o foguete conseguiu atingir órbita com sucesso.

Depois de fazerem uma revisão bastante cuidadosa dos sistemas, os controladores de voo viram que eles estavam em boas condições e a missão para pousar na lua continuou como tinha sido planejada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES