Vila da França oferece prêmio para quem decifrar inscrição em rocha

O mistério localizado em um vilarejo francês tem cerca de 230 anos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

São vinte linhas escritas em uma pedra que fica em uma praia remota no oeste da França. Ela tem cerca de um metro e despertou a curiosidade de quem tenta revelar o mistério que há mais de 20 anos, logo após ter sido descoberto, não foi solucionado. 

A rocha de um metro de altura está localizada em uma enseada acessível apenas na maré baixa, próxima ao vilarejo de Plougastel-Daoulas, na Bretanha. Há letras do alfabeto latino, sendo algumas invertidas ou de cabeça para baixo. E também algumas que remetem às línguas escandinavas, como Ø.

O vilarejo está oferecendo um prêmio de 2 mil euros (cerca de R$ 8,9 mil) para quem ajudar a decifrar uma inscrição .

Especialistas franceses ficaram intrigados com esta inscrição misteriosa em uma rocha na região da Bretanha — Foto: AFP Dois anos podem ser identificados - 1786 e 1787 -, o que sugere que a inscrição data de poucos anos antes da Revolução Francesa. Há ainda a imagem de um barco à vela e um leme, além de um sagrado coração - que é representado por um coração com uma cruz em cima.  Mas a escrita desafiou todas as tentativas de interpretação dos acadêmicos locais. Alguns acham que pode estar na língua bretã antiga ou basca, e que a pessoa que escreveu poderia ser apenas semialfabetizada. As letras poderiam estar relacionadas com o som das palavras ouvidas pelo autor.

Em uma parte, é possível ler: "ROC AR B ... DRE AR GRIO EVELOH AR VIRIONES BAOAVEL". Em outra, está escrito: "OBBIIE: BRISBVILAR ... FROIK ... AL". Uma teoria é que a inscrição estaria ligada à construção de defesas navais perto desta localidade. Um forte e postos de artilharia - cujas ruínas ainda podem ser observadas - foram erguidos nesta região na década de 1780 para proteger a Baía de Brest. Até 1783, a França e a Inglaterra estavam em guerra.

"Nós perguntamos a historiadores e arqueólogos da região, mas ninguém foi capaz de descobrir a história por trás da rocha", diz Dominique Cap, prefeito de Plougastel. "Então pensamos que talvez exista alguém no mundo com o tipo de conhecimento especializado de que precisamos. Em vez de permanecer na ignorância, resolvemos lançar uma competição." O apelo público por ajuda é chamado de "O Mistério de Champollion em Plougastel-Daoulas" - em homenagem a Jean-François Champollion, o linguista que decifrou os antigos hieróglifos egípcios da Pedra de Rosetta no século 19.

Apaixonados por linguística e arqueologia são convidados a se registrar na prefeitura - na sequência, receberão fotografias da inscrição. Centenas de pessoas já manifestaram interesse. Quando as inscrições terminarem, em novembro, um painel vai escolher a interpretação mais plausível do mistério.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES