Vírus bizarro pede nudes para não destruir seu computador

O nRansomware só desbloqueia seu PC se você desbloquear a roupa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O grupo hacker Malware Hunter Team, dedicado a encontrar software malicioso pela web, cruzou com um caso bizarro: um ransomware que pede nudes para desbloquear o computador infectado.

Um ransomware (ransom=resgate) é uma espécie de vírus que deixa seu computador inutilizável e te instrui a, geralmente, mandar dinheiro para alguém em troca de uma senha que vai liberar o acesso ao seu próprio PC. Isso é comum com redes empresariais, e eles geralmente pedem Bitcoins ou alguma outra criptomoeda, já que é mais difícil rastrear. No caso do nRansomware, entretanto, o buraco é mais embaixo e precisa ser enviado para um endereço no ProtonMail.

"Seu computador foi bloqueado", dizia a mensagem. "Você só pode destravar com um código especial. Crie uma conta no ProtonMail e mande um email para 1_kill_yourself_1@protonmail.com. Não vamos responder imediatamente. Depois que respondermos, você precisa mandar 10 nudes. Depois disso, vamos verificar se as nudes de fato são 'suas', e então vamos vendê-las na deep web. Depois disso, enviaremos uma chave para destravar seu computador."

A que ponto chegamos, não é mesmo? Não muito tempo atrás, um ciberataque que usava uma técnica semelhante causou problemas no mundo todo.

O nRansomware também executa uma música repetidamente enquanto bloqueia seu acesso. A música é o tema da série Curb Your Enthusiasm, sob o nome de arquivo your-mom-gay.mp3.

Medidas de segurança

Os cientistas de software da Kaspersky, agência especializada em segurança virtual, dizem que nunca é uma boa ideia "pagar" o resgate, ainda mais nesse caso, afinal são suas informações privadas. Vários sistemas já respondem bem contra esse tipo de ataque, e basta uma combinação de teclas para se salvar.

Isso se você usar Windows, claro. Quem usa Linux ou macOS não se preocupa tanto com esses riscos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES