Vírus Ocultos: Como eles se escondem em nosso corpo

Quais os vírus que permanecem em nosso corpo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma notícia curiosa intrigou e assustou as pessoas recentemente: o médico Ian Crozier, que contraiu o vírus Ebola, passou por tratamento e foi considerado curado após uma série de exames, mas descobriu que a doença ainda estava alojada em seu corpo quando percebeu uma estranha mudança na cor de seu olho.

O que foi descoberto com isso é que pessoas que contraíram Ebola ainda podem tê-lo alojado em certas partes do corpo mesmo achando que já estavam livres do problema. No entanto, o fato de um vírus ficar “escondido” em algum local obscuro de nosso organismo não é nenhuma novidade.

Um exemplo clássico é o do vírus varicela-zóster, causador tanto da catapora quanto do herpes zóster. Ele permanece em nosso corpo pela vida inteira, escondido dentro das células nervosas, e eventualmente pode se manifestar. É por isso que se pega catapora apenas uma vez na vida: em outros contatos com o micro-organismo, a pessoa não é infectada simplesmente porque ela já possui o vírus. Na idade adulta pode acontecer do varicela-zóster se manifestar novamente, mas aí apenas na forma do herpes zóster.

Esses agentes infecciosos conseguem se ocultar em certas estruturas do nosso organismo basicamente por dois motivos: ou porque nosso sistema imunológico não age no lugar onde estão ou eles permanecem em estado de dormência, o que engana nossas defesas, que acham que não há nada danoso ali.

Foi exatamente o que aconteceu com o médico cujo olho foi de azul para verde por causa do Ebola: o vírus, apesar de erradicado de todo o resto de seu corpo, ficou preso dentro de seu globo ocular, onde nosso sistema imunológico não interfere. O olho possui um sistema próprio de defesa, que não detectou a presença da doença. Outras partes do nosso corpo também têm seus próprios métodos para se protegerem de ameaças diversas, como o cérebro e os testículos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES