Visitas frequentes à natureza podem melhorar bem-estar psicológico

O objetivo maior era ver se um melhor planejamento e gestão urbanos poderiam integrar a água às paisagens urbanas para beneficiar a saúde mental e física

Visita a natureza | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A visita a ambientes naturais como parques, florestas e praias, está associada à melhoria da saúde mental, de acordo com um grande estudo internacional publicadas na revista Scientific Reports. A publicação, lançada em 2011, é um mega jornal científico online, revisado por pares, publicado pela Nature Research, cobrindo todas as áreas das ciências naturais.

A Nature Research é uma divisão da editora científica internacional Springer Nature que publica periódicos acadêmicos, revistas, bancos de dados on-line e serviços em ciência e medicina. Sua principal publicação é a Nature, uma revista multidisciplinar semanal publicada pela primeira vez em 1869.

“Há mais de uma década exploramos as relações entre o tempo gasto em ambientes aquáticos (rios, lagos, mar) e a saúde psicológica, mas todo o nosso trabalho foi realizado no Reino Unido, então não sabíamos se essas descobertas generalizavam em diferentes países e culturas ”, disse o autor do estudo Mathew White, psicólogo social e ambiental da escola de medicina da Inglaterra University of Exeter Medical School.

“Tivemos a sorte de obter uma bolsa da União Europeia para explorar essas questões e este artigo é um resultado de uma grande pesquisa realizada em 18 países para explorar essas comparações internacionais. O objetivo maior era ver se um melhor planejamento e gestão urbanos poderiam integrar a água às paisagens urbanas para beneficiar a saúde mental e física e, ao mesmo tempo, reduzir os riscos (inundações, afogamentos, etc.), mas antes de tudo precisávamos ver quais seriam os benefícios”, concluiu o autor do estudo.

Contato com a natureza melhora aspecto psicológico. (Foto: Reprodução)

No estudo, os pesquisadores examinaram dados de 16.307 indivíduos que completaram uma pesquisa online entre junho de 2017 e abril de 2018. Os pesquisadores descobriram que os indivíduos que visitavam espaços verdes com mais frequência, tendiam a também relatar ter melhor bem-estar psicológico e menos sofrimento mental.

O mesmo acontecia com aqueles indivíduos que visitavam espaços azuis interiores e costeiros (como aquários, praias e falésias oceânicas). As descobertas se mantiveram mesmo após a análise de fatores como idade, educação, renda, relacionamento e atividade física.

“Não vai surpreender ninguém (especialmente depois dos últimos 12 meses de pandemia), mas passar um tempo em ambientes naturais é bom para a saúde mental. Isso já está bem estabelecido, mas como eu disse nunca antes em um grande estudo internacional, onde basicamente encontramos resultados muito semelhantes em todo o país, com algumas diferenças” afirmou White a um veículo de imprensa científica.

Paisagens da natureza ajudam no controle dos bem-estar físico e mental. (Foto: Reprodução) 

“A real importância do estudo foi mostrar o quão grandes esses efeitos foram em relação a outras coisas que também sabemos que são importantes para a saúde mental, como renda, relações familiares, doenças de longa data, etc.”, concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES