Vista do deck do Porto das Barcas (PI) encanta pela beleza

Fotografia foi tirada pela jornalista Cinthia Lages

Pôr do sol | Cinthia Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vista do deck do Porto das Barcas, que recentemente passou por uma ampla reforma, permite uma visão privilegiada do pôr do sol sob o Rio Igaraçu, que separa Parnaíba da localidade de Ilha Grande de Santa Isabel, litoral do Piauí. No registro da jornalista Cinthia Lages é possível ver o encantamento provocado pelas luzes no espelho d’água.

Registro da jornalista. Crédito: Cinthia Lages.

A reforma que incluiu o deck e o Ponto da Cultura/Museu do Mar deram uma “cara” nova para o já conhecido ponto turístico de Parnaíba. Além disso, os espaços receberam novas pinturas e readequações arquitetônicas, fruto de um incessante trabalho da arquiteta Patrícia Mendes, da Secretaria Cultura do Piauí (Secult).

Os espaços ganharam instalações confortáveis e com cuidados especiais quanto a iluminação, valorizando a localização privilegiada dos equipamentos públicos. O espaço está pronto para receber exposições, além de aulas de arte, música e dança. O ateliê e restaurante também passaram por importantes adequações.

O local foi transformado positivamente, valorizando um pedaço importante da história do Piauí. Isso porque o Porto das Barcas era um importante corredor comercial da região, e é praticamente o primeiro ponto de urbanização da antiga Vila de São João da Parnaíba, que posteriormente foi municipalizada com o nome que leva hoje.

Atualmente o Porto das Barcas conta com lojas de artesanato, restaurantes, bares e sorveteria, além de empresas de turismo que realizam passeios pelo Delta, que incluem conhecer as ilhas, afluentes da região e a revoada dos guarás. O conjunto arquitetônico completo conta com 200.000 m² e é administrado pelo Governo do Estado do Piauí.

Como era o espaço antes

O Porto das Barcas estava com estrutura abandonada e sem reformas. A readequação foi fundamental para a autoestima do povo parnaibano.

Crédito: Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES