Vitamina D em tempos de pandemia de Covid-19

Médico endocrinologista da Clínica Intermed explica relação entre a vitamina e o impacto do vírus.

Vitamina D em tempos de pandemia de Covid-19 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde o início da pandemia da Covid-19, tem se ouvido muito falar sobre o uso da vitamina D para ajudar no combate a esta doença. Porém, de acordo com o médico endocrinologista da Clínica Intermed, Martinho Nunes, não existe uma indicação de repor vitamina D para prevenir ou tratar a Covid-19.

“A vitamina D é um hormônio que atua como um importante regulador do metabolismo ósseo.  Portanto, a única coisa que se conhece atualmente é que a reposição de vitamina D é benéfica para a preservação da massa óssea, não se mostrando eficaz em manter a disposição ou força muscular, por exemplo. Com isso, para os pacientes com osteopenia ou osteoporose a recomendação é fazer a suplementação da vitamina D para reduzir riscos de fratura”, explicou.

Martinho Nunes, médico endocrinologista da Clínica Intermed

Martinho disse que a maneira mais fácil de aumentar a produção de vitamina D no organismo é por meio da exposição ao sol. “A principal fonte de produção de vitamina D é o sol, pois os raios ultravioletas ativam a síntese dessa substância. Com isso, a pessoa deve expor as áreas de braço, perna e cabeça por 15 minutos todos os dias, entre 10 h e 16 h. Aqui em Teresina, por conta da intensidade dos raios solares, é muito difícil ficar exposto ao sol por muito tempo, mas ainda é a melhor maneira de aumentar a produção de vitamina D.”, destacou o médico.

Para aquelas pessoas que não conseguem ficar expostas ao sol pode ser preciso fazer a suplementação de vitamina D. “Para quem tem nível de vitamina D abaixo de 20 ng/ml e não consegue fazer essa exposição ao sol deve ser feita a suplementação. Para saber se a pessoa tem necessidade de suplementação de vitaminas é necessário realizar alguns exames laboratoriais. Tomar vitaminas sem necessidade pode levar a um quadro de intoxicação. Reforço que a vitamina D não previne nem trata a Covid-19. A suplementação só deve ser feita naquelas pessoas que apresentam um nível de vitamina D muito baixo. E isso só o médico pode avaliar”, explicou Martinho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES